Sexta-feira 20 de Abril de 1917

Portugal fechou europeu de Ciclismo de Pista com quarto lugar que sabe a pódio

Ciclismo-EuropeusPista-16-08-2022Diogo Narciso e Iúri Leitão conseguiram o quarto lugar na prova de Madison que encerrou, em Munique (Alemanha), o Campeonato da Europa de Pista. Foi um quarto lugar celebrado pela delegação nacional como se fosse uma medalha, porque foi conseguido numa corrida duríssima.

Os 50 quilómetros – 250 voltas – previam-se frenéticos e foi isso mesmo que aconteceu. A primeira fase da corrida foi tão intensa e veloz que nenhuma dupla conseguiu dobrar as demais, dado que o pelotão estava nivelado por cima. Nesta parte da prova, a missão nacional era seguir com os primeiros, numa estratégia de contenção.

“Tínhamos consciência de que a fase inicial seria uma corrida de eliminação”, referiu o selecionador nacional, Gabriel Mendes. De tal modo que das 15 nações participantes, só as nove mais fortes conseguiram terminar a prova, pois as restantes foram sendo excluídas da pista à medida que perdiam voltas para o grupo dos primeiros.

Passado, com sucesso, o choque inicial, os corredores portugueses começaram a ser mais ousados. Desferiram o primeiro ataque a 135 voltas do final, perto da entrada na segunda metade da prova. Mas foi apenas com outra movimentação que conseguiram somar os 20 pontos de dobrarem o pelotão.

Depois desse esforço acrescido para ganhar a volta, Diogo Narciso e Iúri Leitão mantiveram-se focados e foram pontuando em mais alguns sprints. Portugal fechou o madison com 43 pontos, resultantes da volta de avanço e da pontuação obtida em sete dos 25 sprints da corrida. Foi um desempenho que valeu a quarta posição e que deixou o selecionador nacional exultante.

“Fizemos a nossa corrida passo e passo e na parte final pontuámos o máximo que conseguimos. Os dois corredores estiveram espectaculares, mesmo tecnicamente. O Diogo fez aqui a sua primeira prova de madison, que é só a mais exigente em termos técnicos e motores de todas as disciplinas de resistência de pista. A experiência do Iúri foi extremamente importante no sucesso desta dupla. Estou extremamente orgulhoso com o trabalho deles. Saímos daqui muito mais ricos do que cá chegámos e superámos os objetivos”, considerou Gabriel Mendes.

“Fazer quarto num madison deste nível é fantástico. Foi sofrer, sofrer, sofrer. Tivemos de arrancar três vezes para conseguirmos dar a volta. Foi uma corrida mesmo muito dura. Não podia sair mais satisfeito do meu primeiro Europeu de elite, primeiro com um sexto lugar na corrida por pontos e agora com o quarto numa disciplina olímpica. Devo muito ao Iúri, porque nos ajuda a evoluir com os seus conselhos”, afirmou Diogo Narciso após a corrida.

Iúri Leitão destacou o trabalho do companheiro de Seleção, tendo salientado que “agradeço ao Diogo pelo esforço monumental que fez. Teve um início de época muito duro, com lesões, e conseguiu superar-se. Estou mesmo orgulhoso de fazer este quarto lugar com ele. Temos uma seleção menos experiente do que as outras. Enfrentamos seleções com décadas de experiência no ciclismo de pista. Eu e o Diogo estamos aqui há três anos”.

O pódio do Madison foi formado pelos alemães Roger Kluge e Theo Reinhardt, com 101 pontos, pelos franceses Thomas Boudat e Donavan Grondin, com 91, e pelos belgas Robbe Ghys Fabio van den Bossche, com 58.

Portugal participou neste Campeonato da Europa com uma equipa maioritariamente jovem, mas conseguiu desempenhos de alto nível, como o de hoje, e um título europeu. A medalha de ouro foi conquistada por Iúri Leitão na disciplina de Scratch.

© 1917 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.