Sábado 27 de Abril de 2024

Miguel Vieira sagrou-se vice-campeão europeu de judo paralímpico

Judo-IBSA-02-09-2022

FP Judo

Portugal alcançou os melhores resultados de sempre no Campeonato da Europa IBSA 2022, que se cumpre até este domingo, em Cagliari, na ilha italiana de Sardenha. 

Miguel Vieira conquistou a medalha de prata, sagrando-se vice-campeão europeu, Djibrilo Iafa também subiu ao pódio para receber a medalha de bronze e Rúben Gonçalves terminou em 5º lugar.

A competição que reúne os melhores judocas europeus da vertente de Judo Paralímpico (Cegos e Baixa Visão) conta com a presença de 92 Atletas (31 Femininas e 61 Masculinos) em representação de 20 Países.

Os quatro portugueses inscritos na prova competiram todos esta sexta-feira.

Miguel Vieira (-60 kg J1) discutiu a sua categoria com mais 4 atletas, disputada em sistema de todos contra todos (‘round robin’). O atleta luso (que em 2016 se tornou no primeiro judoca português a participar nos Jogos Paralímpicos, onde foi 9º) estreou-se com uma vitória por ‘ippon’ (duplo ‘wazari’) sobre o italiano Fabian Amarfi. No combate seguinte, cedeu por ‘wazari’ contra o turco Abdurrahim Ozalp (que se tornou Campeão Europeu). O português regressou aos triunfos no confronto seguinte, derrotando o azeri Ismayil Muradov por ‘wazari’. Miguel Vieira assegurou a terceira vitória em quatro combates por falta de comparência do italiano Gabriele Scorsolini, devido a lesão. Com este resultado, Miguel Vieira sagra-se Vice-Campeão Europeu e conquista a Medalha de Prata.

Na categoria -73 kg J1, Djibrilo Iafa (9º lugar nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020) começou a sua prestação com uma vitória por ‘ippon’ (duplo ‘wazari’) contra francês Lois Leger. Voltou a triunfar nos quartos-de-final, superando o turco Gokce Yavuz por ‘wazari’. Falhou o acesso à luta pelo Ouro ao ceder, por ‘ippon’, contra o romeno Florin Bologa na semifinal. No seu último e derradeiro combate, perante o britânico Connah Anders, Djibrilo Iafa dominou o encontro, pontuando dois ‘wazari’ e conquistando a Medalha de Bronze.

Rúben Gonçalves (-73 kg J2) somou a sua primeira vitória perante o romeno Daniel Vargoczki, por ‘wazari’, na primeira eliminatória. O português garantiu um lugar na semifinal ao ultrapassar o alemão Bela Bel Heinze, por ‘ippon’, no encontro seguinte. Não conseguiu garantir a presença na final, ao sofrer ‘ippon’ (por imobilização) do favorito Nathan Petit, de França. Na luta pelo bronze encontrou o azeri Namig Abasli (Bronze nos Jogos Paralímpicos – Tóquio 2020). Apesar do esforço, Rúben Gonçalves acabou por ceder ‘ippon’ (duplo ‘wazari’), terminando num honroso 5º lugar.

Nuno Rocha (-73 kg J2) não conseguiu superar o turco Recep Ciftci no seu combate inaugural, terminando lesionado.

Com a conquista destas 2 Medalhas, Portugal encerrou a participação na prova, alcançando os melhores resultados de sempre, depois de em 2015, no Campeonato da Europa IBSA realizado em Odivelas, Miguel Vieira e Henrique Sousa terem terminado no 7º lugar.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.