Segunda-feira 29 de Abril de 2024

La Vuelta com decisões este sábado, num final de etapa a 1.856 metros, será a 5ª montanha

la vuelta 9 set 2022

La Vuelta / Charly López

Depois de quase um “passeio” por duas montanhas, de alguma dificuldade, nesta sexta-feira, a Volta a Espanha escolheu para este sábado, penúltimo dia da competição, uma etapa (20ª) para “arrasar”.

Isto porque haverá cinco montanhas, distribuídas pelos 181 km, entre Moralzarzal e Porto de Navecerrada, que são suficientemente “ameaçadoras” e, quiçá, criar alguns “tremores” aos que pretendem, ainda, chegar aos lugares cimeiros, incluindo a liderança, considerando que dois minutos e sete segundos separam o primeiro do segundo classificado.

Daí que, nesta sexta-feira, as duas montanhas (de segunda categoria mas a 1.227 metros de altitude) foram “galgadas” quase em voo alto, pelo menos por parte dos 55 ciclistas que compuseram o pelotão principal, que chegou junto até ao final da corrida, o que pode pressupor-se um “ganho” para o físico, porque este sábado a coisa vai piorar, não só pelas dificuldades do percurso como, eventualmente, surja algo normal (chuva e vento) que tornará o “balanceamento” um pouco mais difícil. Logo se verá!

Nesta sexta-feira, o esforço foi como que moderado, porquanto todas as estrelas subiram e recuperaram bem, com o triunfo a ser, uma vez mais, discutido ao sprint, dando mais vantagem ao actual líder na classificação por pontos.

O dinamarquês Mads Pedersen (Trek-Segafredo) venceu a 19ª etapa, no circuito fechado de Talavera de la Leina, com o tempo de 3h19m11s, batendo o australiano Fred Wright (Bahrein) e o belga Gianni Vermeersch (Alpecin-Deceuninck).

Mais bem colocado, Nelson Oliveira (Movistar) acabou por ser o melhor português, em 16º, com João Almeida (EAU) a chegar em 43º, ambos no grupo dos referidos 55 ciclistas que chegaram com o mesmo tempo do vencedor. Ivo Oliveira (EAU) completou na 126ª posição, a 15m28s do primeiro.

Na geral, o belga Remco Evenepoel (Quick-Step) lidera com 73h18m23s, seguido dos espanhóis Enric Mas (Movistar), a 2m07s e Juan Ayuso (EAU), a 5m14s.

No quarto lugar está o colombiano Miguel Angel (Astana), a 5m56s, enquanto o espanhol Carlos Rodriguez (Ineos), manteve-se no 5º posto, a 6m49s.

João Almeida continua em 6º lugar, a 7m14s, enquanto Nelson Oliveira também subiu ao 34º lugar, a 1h19m52s e Ivo Oliveira subiu ao 132º lugar, a 4h32m55s, estando em prova 134 ciclistas.

Nas outras classificações, nada de alterou: o dinamarquês Mads Pedersen (Trek-Segafredo) comanda os Pontos; Remco Evenepoel lidera também a Juventude; Richard Carapaz (Ineos) lidera na Montanha e os Emiratos Árabes Unidos continuam a comandar nas equipas, com uma vantagem de 48m53s da Ineos.

Neste sábado, como se referiu, a rainha das etapas (20ª), num de 181 km, entre Moralzarzal e Porto Navacerrada, com cinco contagens de montanha, onde tudo se pode modificar e definir o pódio final, em todas as categorias.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.