Terça-feira 04 de Outubro de 2022

FC Porto perdeu em casa frente ao Telekom Veszprém para a Liga de Campeões de Andebol

Andebol-FCPorto-Campeóes-21-09-2022Os Dragões perderam na receção aos húngaros, em jogo relativo à segunda jornada do Grupo A da maior competição europeia de clubes, contando a segunda derrota na competição.

Apesar da primeira vantagem pertencer aos magiares, os homens de Magnus Andersson responderam e alcançaram dois golos à maior, tirando partido de um período de superioridade numérica, Jack Thurin não hesitou e fez o 3-1.

Num jogo onde as defesas se iam superiorizando aos ataques que, por sua vez, eram bastante pautados, Nikola Mitrevski ia merecendo destaque entre os postes azuis e brancos. Apesar do bom momento do guardião macedónio, Kentin Mahé assinou a primeira vantagem húngara à passagem do décimo primeiro minuto (3-4). O equilíbrio foi sendo nota predominante do encontro, com sucessivos empates e, com 16 minutos decorridos, Momir Ilic utilizou o seu primeiro time-out para tirar proveito de 30 segundos em superioridade numérica – com sucesso – Gasper Marguc fez o 6-7.

Após momentos de parada e resposta, Rodrigo Corrales, com uma exibição consistente, negou o último golo do primeiro tempo a Daymaro Salina e as equipas recolheram aos balneários com quatro golos de distância (12-16).

No recomeço do encontro os dragões desperdiçaram a primeira posse de bola e os comandados de Momir Ilic aproveitaram para se distanciar no marcador chegando, ainda dentro dos 35 minutos de jogo, ao 13-19 pela mão do recém-entrado – e reforço para a nova temporada – Mikita Vailupau.

O FC Porto conseguiu diminuir a diferença a quatro por três ocasiões, a última delas com o 18-22 de Nikolaj Laeso, mas nova investida por parte dos magiares colocou a diferença em sete golos (18-25), levando o técnico sueco, Magnus Andersson, a dar uso ao seu segundo time-out com 40 minutos decorridos. Jack Thurin, o mais inconformado até então pelos dragões, cumpriu na saída do tempo técnico ultrapassando Rodrigo Corrales que continuava em destaque na baliza húngara.

Os azuis e brancos ainda reduziram por António Areia (25-33) mas os magiares voltaram a disparar para o 25-35. Até ao final o FC Porto ainda conseguiu reduzir com Daymaro Salina a apontar o último golo do encontro (28-35).

O melhor jogador em campo foi Rodrigo Corrales – 15 defesas (35% eficácia), enquanto o melhor marcador foi Petar Nenadic – 8 golos.

Ño primeiro jogo deste grupo A, o FC Porto perdeu (23-27) com o Wisla Plock, estando agora no último lugar, com a Telekom Veszprém no comando (duas vitórias = 4 pontos).

Dia do Treinador em formação

A Confederação de Treinadores vai realizar uma ação de formação em Viana do Castelo, no dia 25 de setembro, das 15h às 17h. A participação pode ser presencial (limitado aos lugares disponíveis) ou online via Zoom.

Esta sessão é creditada para revalidação da TPTD com 0,4 UC.

A Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto em 2023 – será palco da celebração do Dia do Treinador, com uma ação de formação moderada por Pedro Sequeira, presidente da Confederação e quatro treinadores convidados: Hélio Lucas, treinador de Fernando Pimenta (canoagem); Tiago Prieto, treinador de Marta Paço (surf adaptado); Eugénia Queirós, treinadora de Carolina Oliveira para o apuramento Olímpico na modalidade de esgrima para Paris 2024; Luís Cameira, treinador de natação do Sporting de Braga com vários atletas olímpicos.

Inscrições gratuitas, no site da Federação de Andebol de Portugal

 

© 2022 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.