Quinta-feira 28 de Março de 2024

Laboratório Antidopagem de Lisboa de novo com acreditação da Agência Mundial Antidopagem

antidopagemDe acordo com o comunicado esta sexta-feira publicado pela Presidência do Conselho de Ministros, o Comité Executivo da Agência Mundial Antidopagem (AMA/WADA) aprovou , neste mesmo dia, em Sydney (Austrália), a recomendação para a acreditação do Laboratório de Análises de Dopagem de Lisboa (LAD).

A acreditação do LAD tinha sido revogada em Outubro de 2018, mas – como apontou o Comité Executivo da Agência Mundial Antidopagem – “desde então, o laboratório seguiu todas as etapas exigidas pela Norma Internacional de Laboratórios para garantir a sua nova acreditação”.

O passo decisivo para esta acreditação foi a aprovação, em 5 de Maio passado, pelo Conselho de Ministros, do Decreto-Lei que procedeu à integração do LAD no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), I.P.

Com esta integração num Instituto de reconhecido prestígio, Portugal consolidou os esforços empreendidos na luta contra a dopagem, reforçando a imagem do país enquanto Estado defensor da verdade desportiva e garantindo a conformidade do LAD com a Norma Internacional de Laboratórios da Agência Mundial Antidopagem.

Portugal tem um longo historial na luta contra a dopagem no desporto e em defesa da preservação da verdade desportiva e da saúde dos praticantes desportivos e apesar da excelente prestação do LAD no recente processo de reacreditação, a Norma Internacional de Laboratórios da AMA, no seu ponto 4.4.2.4, veio estabelecer a obrigatoriedade de, a partir de 2022, todos os laboratórios acreditados pela AMA serem administrativa e operacionalmente independentes de qualquer organização desportiva ou outra tutelada pelo membro do Governo responsável pela área do Desporto.

Portugal dá assim mais um passo no sentido de garantir a efetiva independência das organizações antidopagem relativamente ao setor do desporto, indo ao encontro das determinações constantes da Norma Internacional de Laboratórios da AMA.

O fenómeno da dopagem, quer em contexto profissional e de alto rendimento, quer num contexto de prática desportiva amadora, representa não só um ataque direto à ética e à integridade desportiva, como constitui um problema de saúde pública, associado aos efeitos manifestamente nefastos que decorrem do uso de substâncias dopantes.

A acreditação do LAD, para além de dar visibilidade ao controlo de dopagem efectuado no nosso país e de reforçar a luta contra a dopagem, permite uma poupança ao Estado, que deixará de depender de análises encomendadas a laboratórios europeus, possibilitando, ainda, arrecadar receitas de análises de dopagem solicitadas por outros países.

Tendo sido um dos primeiros países da linha de frente – e vai retomá-lo de novo nos tempos mais próximos – na luta contra a dopagem, tendo servido de exemplo para que outros países também viessem a aderir, o LAD passou por algumas dificuldades técnicas e financeiras para se manter à tona de água, sendo de realçar esta vitória em sede da AMA / WADA (consoante a designação oficial, em francês ou em inglês, respectivamente).

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.