Segunda-feira 19 de Abril de 4810

Pedro Sequeira no Congresso da Federação Europeia de Andebol com o projecto ‘Circle of a Handball Life’

Andebol-Congresso-EHF-24-09-2022

© Uros Hocevar / kolektiff

Pedro Sequeira apresentou o projeto ‘Circle of a Handball Life’ na 16ª Conferência que reuniu os presidentes das várias Federações Europeias.

Intitulada ‘European Handball Forward’, a Conferência dos Presidentes serviu para reunir a EHF e as suas federações membros, com vista a preparar e facilitar futuros processos de tomada de decisão, onde foram abordadas seis áreas principais.

No ‘Circle of a Handball Life’, a Federação Europeia de Andebol deu mais um passo no desenvolvimento da modalidade com a apresentação do projeto “Circle of a Handball Life”. Um projecto com a participação de vários especialistas, e que visa a promoção da prática do Andebol ao longo da vida, adaptando-se às diferentes idades.

Este projeto foi apresentado por Pedro Sequeira, Chairman da Comissão de Métodos. Para o presidente da Federação de Andebol de Portugal, Miguel Laranjeiro, “Portugal tem uma palavra importante nesta matéria, quer pela experiência que desenvolvemos nos últimos anos, quer pelos projetos futuros, e podermos contar no executivo da EHF com um português como responsável pelo lançamento do “Circle of a Handball Life” é um motivo de grande satisfação”.

Na reunião de presidentes foi feito um balanço sobre os diversos eventos realizados durante o último ano, tendo sido destacados o Europeu Sub20 e a Final Four da European League, reforçando assim a posição de Portugal nos fóruns internacionais.

No que se refere aos “Principais Eventos”, foi dada uma perspetiva dos próximos eventos de topo no andebol europeu, incluindo o EHF EUROs 2024 na Alemanha (masculino) que decorre de 10 a 28 de janeiro de 2024 e na Hungria, Suíça e Áustria (feminino) datado de 28 de novembro a 15 de dezembro de 2024, e ainda o EHF Beach Handball EURO 2023 que vai acontecer em Portugal de 24 a 28 de maio.

Prevê-se que em 2024 o andebol europeu atinja novos patamares, uma vez que o jogo de abertura do EHF EURO 2024 masculino deverá estabelecer um novo recorde mundial com mais de 50.000 espectadores presentes, e o EHF EURO 2024 feminino será o primeiro do género a ser jogado com 24 equipas.

Andebol-Congresso-EHF--24-09-2022

© Uros Hocevar / kolektiff

No “Andebol Feminino”, referência ao EHF Women’s Euro 2022 na Eslovénia, Macedónia do Norte e Montenegro, em Novembro, estando marcaao para o fim de semana final (19 e 20 de novembro) uma Conferência inaugural de Andebol Feminino.

Esta conferência é o próximo marco no caminho da EHF para elevar ainda mais o nível do andebol feminino europeu que inclui o aumento do número de federações participantes, o crescimento do nível competitivo, a maior profissionalização do desporto e o desenvolvimento de modelos e embaixadores.

Nos “Eventos da categoria jovem”, foi explicado o futuro dos eventos da categoria de idade mais jovem da EHF, como a plataforma decisiva para o desenvolvimento de futuras jogadoras de topo. A apresentação seguiu-se à aprovação do EXEC na sexta-feira que, a partir de 2024, todos os Europeus da categoria etária mais jovem da EHF serão alargadas de 16 para 24 equipas.

Espera-se que o novo sistema permita às federações um financiamento mais fácil das suas equipas, devido à participação num EHF Euro em vez de um Campeonato EHF. Fornece uma estrutura de competição clara e eventualmente mais jogos para as equipas participantes.

Além disso, a EHF delineou a sua abordagem para um maior apoio financeiro à estrutura global da competição com, por exemplo, investimentos na televisão e na produção de conteúdos digitais, apoio adicional às federações participantes, bem como aos organizadores.

No “Andebol de Praia”, foi reconhecido o crescente interesse pelo andebol de praia, à medida que as futuras atividades da EHF nesta área eram apresentadas. 2023 será um ano cheio de destaques para a vertente da modalidade, com o EHF Euro Beach Handball a ser jogado na Nazaré, Portugal (24-28 de Maio) e o desporto a fazer a sua estreia nos Jogos Europeus em Cracóvia, Polónia, em Junho.

Além disso, a Comissão de Andebol de Praia EHF está a estudar uma série de possibilidades de profissionalização futura, incluindo o desenvolvimento de um sistema de registo de jogadores e um programa de apoio a novas nações de Andebol de Praia e organizadores de EBT.

Foi dada informação adicional sobre a campanha ‘Player Of the Year’ que foi lançada no início da época 2022/23. A campanha deverá culminar num evento de gala em Viena a 26 de Junho de 2023 e será apoiada pela cobertura e conteúdos adicionais nos canais digitais da EHF ao longo de toda a temporada.

A Conferência dos Presidentes foi formalmente encerrada com a assinatura de dois acordos para o Plano Diretor da EHF, um com os escoceses e outro com a Federação Croata de Andebol.

Durante o Congresso Extraordinário foram aprovadas várias moções, entre as quais a da defesa da não discriminação na nossa modalidade.

O presidente da Federação de Andebol de Portugal, Miguel Laranjeiro, teve vários encontros com homólogos, nomeadamente com os presidentes de Espanha e da Suíça e realçou a importância destes encontros: “Estes momentos são importantes para avaliarmos alguns projetos comuns e partilhar ideias para o nosso futuro coletivo. No caso de Espanha e da Suíça temos o desafio do Europeu 2028, e todos estes momentos são importantes para fazer um ponto de situação, articularmos e definirmos o que temos de fazer em conjunto”.

© 4811 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.