Terça-feira 23 de Abril de 2024

Portugal sagrou-se vice-campeão da Europa em Hóquei em Patins em Sub-17

HoqueiPatins-EuropeuSub17-25-09-2022

Federação Portuguesa Patinagem

Depois de deixar tudo em rinque e de contar por vitórias todos os jogos realizados, Portugal perdeu frente à Espanha (6-7), num excelente jogo de hóquei em patins, disputado até aos últimos segundos.

O conjunto luso entrou muito bem no jogo, mais seguro e a pressionar e, em praticamente dois minutos, marcou dois golos: aos 18 minutos, numa stickada cruzada de Viti Oliveira e depois por Guilherme Azevedo (0-2).

Apesar dos dois golos de vantagem, os espanhóis conseguiram organizar-se e restabeleceram o empate no marcador (2-2). A nove minutos para o final, Espanha perfez o terceiro, colocando-se em vantagem pela primeira vez na partida (3-2).

A seleção das quinas continuou a pressionar e o golo do empate acabou por surgir, aos seis minutos, com Viti a bisar. Mas, no mesmo minuto, os espanhóis marcaram o quarto passando novamente para a frente do marcador (4-3).

A dois minutos do tempo de descanso, cartão azul para a seleção «roja», por falta cometida sobre Viti. O jogador converteu o livre direto e voltou a empatar a partida, estabelecendo o resultado ao intervalo (4-4).

No tempo complementar, foram os espanhóis a entrar melhor no jogo, com o quinto golo a surgir com dois minutos jogados (5-4). A Seleção Nacional não baixou os braços e, a seis minutos para o final, João Pina marcou o quinto, empatando de novo a partida.

Num jogo cada vez mais de nervos, e quando Portugal fazia mais pressão, é a seleção espanhola que volta a passar para a frente do marcador, com o sexto golo. No minuto seguinte, Guilherme Azevedo vê o cartão azul e os espanhóis não desperdiçaram a oportunidade de dilatar a vantagem para os 7-5.

A dar tudo em rinque, Portugal ainda marcou o sexto, por Viti, a 23 segundos do fim, mas já não houve tempo para mais, com Portugal a sagrar-se Vice-Campeão da Europa, no 41º Campeonato da Europa de Sub-17.

No final do jogo, o capitão da seleção das quinas e melhor marcador deste campeonato (13 golos), Viti Oliveira, referiu que foi um jogo «muito competitivo» e mostrou-se «orgulhoso da minha equipa, do nosso trabalho». «Jogámos muito bem, estivemos confiantes no nosso trabalho e perdemos. É uma final: há um que ganha, um que perde…acontece. Agora é seguir em frente», disse.

Na opinião do selecionador nacional, Nuno Ferrão, “não tivemos a felicidade do jogo. Isso e o pragmatismo dos espanhóis. A equipa jogou muito bem, com atitude e carácter, a jogar num pavilhão cheio, na casa do adversário. Atletas que nunca tiveram essa experiência e que revelaram uma grande qualidade”.

Adiantou ainda o seleccionador nacional, que “depois, os pormenores, o momento, a inspiração. Como o resultado diz, foi um jogo espetacular. Parabéns aos atletas que demonstraram qualidade”.

Com a Espanha campeã e Portugal vice-campeã, seguiram-se a Itália, França, Alemanha, Inglaterra, Suíça e Andorra.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.