Sexta-feira 29 de Março de 2024

Etica Summit leva países lusófonos a debater problemas da ética no desporto sob vários prismas

EticaSummit--26-09-2022Sob a “batuta” do Panathlon Clube de Lisboa, que tomou a iniciativa de desafiar outras instituições de base desportiva, no âmbito da Lusofonia, decorrerá a partir de sexta-feira e até domingo o I Ética Summit, que se prevê seja o pivot para mais outras iniciativas conjuntas.

Mais de oito dezenas de organizações desportivas, desde o Brasil, até Moçambique, passando por Portugal, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Angola (Timor-Leste também está previsto, mas o fuso horário não é tão compatível para o efeito) mobilizaram-se para dar corpo a este evento.

Sendo 100% online, de inscrição gratuita, reunirá nos dias referidos cerca de 60 especialistas, em diversos temas, como como os “valores da ética”, a “manipulação genética”, o “racismo e a xenofobia”, a “manipulação dos resultados”, a dopagem e antidopagem”, ou o “desporto profissional versus o desporte amador”, “boa e transparência”, “infiltração criminosa no desporto” e ainda, “inclusão e igualdade”.

Esta iniciativa dirige-se ao espaço lusófono, designadamente a todos aqueles que direta ou indiretamente, se relacionam e/ou intervêm no mundo desportivo, como atletas, treinadores, árbitros e juízes, professores, investigadores, médicos, jornalistas, profissionais, estudantes e adeptos em geral.

Ao mesmo tempo, pretende-se que o Ética Summit, seja uma oportunidade para as estruturas desportivas de base e as instituições da sociedade civil assumam o compromisso em torno da promoção da ética e da integridade no desporto, no triângulo da Lusofonia.

EticaSummit-LogoInscrições (1)Conferências, mesas redondas, workshops e muitas outras iniciativas paralelas, vão marcar este importante evento, que conta com as parcerias de organizações como Instituto Português da Juventude e Desporto, CONFEF (Brasil), Fundação do Desporto, Panathlon Internacional Distrito Brasil e outras entidades. Deste modo, os participantes vão ter a oportunidade de refletir, debater, partilhar de ideias e conhecimento e ainda, de elevar as boas práticas sobre a ética, o fair play no desporto.

De acordo com a organização, a expetativa é grande e espera-se um elevado número de inscritos – que nesta terça-feira chegou aos 500 participantes – indicador que resulta da grande adesão verificada até ao momento.

Aliás, a última campanha promocional efectuada (na passada semana), atingiu cerca de 1.800.000 pessoas, sendo que procuramos o perfil dos destinatários do ES22 e em particular o universo geográfico deste evento.

Considerando a importância do facto de se tratar de um evento inovador e de grande importância estratégica e de extrema oportunidade, face ao actual contexto desportivo, por certo que a ética e pela integridade, complementadas por outros factores, são um aspecto a considerar cada vez mais, à medida que se aperta a malha aos que tentam manipular resultados e actuam indiscriminadamente por todo o mundo.

Temos de estar juntos na construção de um compromisso corajoso em torno dos valores do espírito ético, com transparência e integridade!

Temas que são fundamentais para um melhor e mais são desporto, sendo esta uma oportunidade inédita no espaço lusófono, numa acção que pode ser seguida (após inscrição) no site do evento: https://eticasummit.panathlonlisboa.pt/

 

 

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.