Domingo 19 de Abril de 6703

Sporting a caminho da Fase de Grupos da Liga Europeia de Andebol

Andebol-LigaEuropa-Sporting-27-09-2022

Sporting CP

Os leões receberam e venceram, de forma categórica, o Bjerringbro-Silkeborg e levam nove golos de vantagem para a segunda mão, que se joga a 4 de outubro, na Dinamarca.

Depois de um início de jogo em que as duas equipas ainda completavam o processo de reconhecimento, foi o conjunto português a dispor do primeiro momento de inspiração e superioridade, numa altura em que o marcador registava uma igualdade a dois golos (2-2), transformado num parcial de 4-0, com Francisco Tavares em evidência, colocando a diferença em números inéditos (6-2). O encontro foi seguindo com as duas equipas a demonstrarem soluções várias no ataque e a cumprir defensivamente, até que já dentro dos 10 minutos finais da primeira parte, o Bjerringbro-Silkeborg respondeu à altura e, com três golos sem resposta, transformou um 9-5 em 9-8, trazendo de volta uma esperançosa diferença mínima para os nórdicos, na melhor altura, perto do intervalo. Antes da buzina para o descanso, Jens Schöngarth ainda teve tempo para aumentar a vantagem (10-8).

Oito minutos após o recomeço e os Leões mostravam uma faceta mais aguerrida e voltaram a crescer no jogo, conseguindo alcançar uma margem de seis golos (18-12). O jovem internacional português, Francisco Costa, dividia por esta altura a liderança de marcadores – juntamente com o francês Mamadou Gassama – com três golos, mas revelava muitas dificuldades na altura da finalização, com largas responsabilidades para o guarda-redes Johan Sjöstrand, que somava 11 defesas, com ainda cerca de 20 minutos por jogar.

Em cima da metade da segunda parte, o marcador traduzia aquilo que se passava em campo: 21-15, premiando o desempenho em crescendo dos Leões nos processos defensivos. Por esta altura, as coisas corriam cada vez melhor à turma verde e branca, que atuava com os irmãos Costa em simultâneo, na primeira linha, e iam sendo figuras em destaque na chegada à maior vantagem de todo o encontro, de nove golos: 25-16, à entrada dos 10 minutos finais.

Leonel Maciel, guardião contratado pelo Sporting esta temporada ao Barcelona, foi também uma das peças fundamentais nesta vitória leonina, que ficou fechada em 31-22. Um resultado muito positivo que coloca a turma leonina muito perto de atingir o objetivo da Fase de Grupos, pela terceira vez desde o surgimento da prova, em 2020/2021.

Top Scorer: Martim Costa – 6 golos

Top Player: Leonel Maciel – 11 defesas (33% de eficácia)

O duelo referente à segunda-mão entre lusos e nórdicos irá decorrer no próximo dia 4 de outubro, na Dinamarca, às 17h45 (hora portuguesa).

Para a mesma competição, o Águas Santas Milaneza derrotou (23-20, com 15-10 ao intervalo) Os Belenenses, jogando-se o encontro da segunda mão no dia 4 de Outubro.

© 6703 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.