Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Divulgado apoio estatal para os Jogos Paralímpicos Paris’2024

CPP-DiaParalimpico-28-09-2022A menos de dois anos para a realização dos Jogos Paralímpicos Paris’2024, o governo aprovou e divulgou o montante global que vai atribuir aos Comités Olímpico e Paralímpico de Portugal, valor que supera, numa escala mais elevada, o definido para Tóquio’2020(2021).

A resolução do Conselho de Ministros determina a atribuição de uma verba total de 31,2 milhões de euros para os Programas de Preparação Olímpica e Paralímpica para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos para os referidos Jogos.

Neste ciclo de Paris 2024, o financiamento à Preparação Olímpica cresce 18,4% face ao ciclo anterior para um total de 22 milhões de euros de apoio para os quatro anos do ciclo olímpico, depois de em Tóquio 2020 a verba se ter situado nos 18,55 milhões de euros.

O financiamento à Preparação Paralímpica aumenta 32,9% relativamente ao ciclo anterior com um apoio total de 9,2 milhões de euros para os quatro anos do ciclo paralímpico de Paris 2024, dando sequência aos 6,92 milhões de euros relativos a Tóquio 2020.

O aumento que se verifica na Preparação Paralímpica garantirá que, pela primeira vez em todo o ciclo paralímpico, exista uma equiparação à realidade olímpica de todas as condições de bolsas e de preparação desportiva oferecidas aos atletas paralímpicos, bem como aos seus treinadores e técnicos assistentes desportivos.

As verbas agora aprovadas para os Programas Olímpico e Paralímpico incluem os montantes previstos para este ano de 2022, aprovados por Resolução de dezembro de 2021, que agora são considerados para a execução de Paris 2024.

A aprovação desta Resolução de Conselho de Ministros tem ainda como objetivo o reforço dos Programas de Esperanças Olímpicas e Paralímpicas com vista à participação nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 e Brisbane 2032, onde os talentos mais jovens das diversas modalidades são também enquadrados.

Entretanto, o Comité Paralímpico de Portugal promoveu o Dia Paralímpico Nacional no Parque Verde do Mondego, em Coimbra, evento organizado em parceria com o município local na sequência da Expo Desporto #Coimbra 2022 e que assinalou também as comemorações do XIV aniversário da instituição.

O programa do evento iniciou-se com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, e do Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Manuel Lourenço.

No decorrer do dia houve lugar à experimentação de 13 modalidades paralímpicas – atletismo, badminton, boccia, basquetebol em cadeira de rodas, canoagem, ciclismo, goalball, halterofilismo, judo, remo, ténis em cadeira de rodas, ténis de mesa e tiro – para a comunidade escolar e toda a

população local interessada – com a participação dos atletas paralímpicos Diogo Cancela

(natação), Djibrilo Iafa (judo), Miguel Monteiro (atletismo), Pedro Félix (equestre) e Telmo

Pinão (ciclismo).

O dia terminou com as comemorações do aniversário do Comité Paralímpico de Portugal, onde intervieram o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, do Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Pataco, e do Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Manuel Lourenço.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.