Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Oitocentos inscritos para o Ética Summit que o Panathlon Clube de Lisboa inicia esta sexta-feira para os países da Lusofonia

ÉticaSummit-5-2022No primeiro evento deste tipo (via online), que se promove para os países da Lusofonia, numa iniciativa do Panathlon Clube de Lisboa, cerca de oitocentas foi o número de inscrições recebidas, o que é um marco que se pode considerar histórico até no desporto nacional.

Dos registos verificados até ao final da noite desta quinta-feira, os portugueses (358) são a grande maioria, como se esperava, sendo de realçar os 291 do Brasil – parceiro de excelência do Panathlon nesta organização – seguindo-se 30 de Moçambique, 23 de Angola, 22 da Guiné-Bissau, 18 de Cabo Verde e 4 de São Tomé e Príncipe. De Timor-Leste, face à diferença horária, não foi possível congregar a respectiva entrada.

Do lote de inscritos fazem ainda parte 61 treinadores de várias modalidades.

A que se juntam mais meia centena de especialistas, que vão estar presentes nos debates e nos workshops previstos no programa, que abarcam temas como os “valores da ética”, a “manipulação genética”, o “racismo e a xenofobia”, a “manipulação dos resultados”, a dopagem e antidopagem”, ou o “desporto profissional versus o desporte amador”, “ética, transparência e integridade”, “infiltração criminosa no desporto” e ainda, “inclusão e igualdade”.

Os professores (289) lideram na lista das funções desempenhadas na área do desporto, seguindo-se os dirigentes desportivos (250), os estudantes (141), com a área do futebol a ter maior peso (218), seguindo-se o atletismo (107), no que se refere às modalidades indicadas.

Ao mesmo tempo, pretende-se que o Ética Summit, seja uma oportunidade para as estruturas desportivas de base e as instituições da sociedade civil assumam o compromisso em torno da promoção da ética e da integridade no desporto.

Conferências, mesas redondas, workshops e muitas outras iniciativas paralelas, vão marcar este importante evento, que conta com as parcerias de organizações como Instituto Português da Juventude e Desporto, CONFEF (Brasil), Fundação do Desporto, Panathlon Internacional Distrito Brasil e outras entidades. Deste modo, os participantes vão ter a oportunidade de refletir, debater, partilhar de ideias e conhecimento e ainda, de elevar as boas práticas sobre a ética e o fair play no desporto.

Esta noite (21 horas em Portugal – 17 no Brasil) será realizada a sessão de abertura, com a presença de Mário Almeida, presidente do Panathlon Clube de Lisboa); Vítor Pataco, presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude; Filomena Fortes, presidente do Comité Olímpico de Cabo Verde e membro do Comité Olímpico Internacional e Claudio Boschi, presidente do Conselho Federal de Educação Física do Brasil.

A finalizar, realizar-se-á um Meeting Press promovido por José Carvalho, membro da Comissão Executiva deste Ética Summit2022.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.