Quarta-feira 18 de Abril de 8288

Ginástica para todos traz Europa à Madeira

GOLDEN AGE GYM FESTIVAL - Funchal 1

GOLDEN AGE GYM FESTIVAL

O Parque de Santa Catarina, no Funchal, recebeu mais de 2000 pessoas na cerimónia de abertura da 8ª edição do Golden Age Gym Festival, que encheram aquele espaço após a parada com as cores nacionais dos 18 países participantes .

O GAGF 2022, é um evento de ginástica para todos, destinado a grupos compostos por ginastas com idades acima dos 50 anos., decorre de dois em dois anos, sendo atribuído à Federação de Ginástica de Portugal pela European Gymnastics. Realizado em parceria com o Município do Funchal e com a Associação de Ginástica da Madeira, o GAGF é um festival de ginástica não competitiva, no qual estão inscritos 118 grupos distintos. As anteriores edições do GAGF decorreram

GOLDEN AGE GYM FESTIVAL - Funchal3

GOLDEN AGE GYM FESTIVAL

nas seguintes cidades: Maspalomas (2008), Portimão (2010), Montecatini (2012), Toulouse (2014), Portoroz (2016),Pesaro (2018) e Rethymno (2020).

PROGRAMA:

Durante a semana do GAGF, o Funchal será palco de inúmeras apresentações gímnicas, desfiles, workshops desportivos e, sobretudo, da animação trazida pelas classes de ginástica participantes.

Os workshops estão divididos conforme os públicos-alvo; os abertos são destinados a toda a população em geral e dentro dos exemplos possíveis, destaque para o Yoga, Aerodance, Pilates, Zumba Gold, Salsa, Danças Tradicionais, Tai-Chi, Artes Marciais entre outros. Já os workshops fechados são destinados às federações participantes e contam com um vasto leque de diferentes tipos de exercícios de ginástica como coreografias especiais, ginástica sénior, jogos tradicionais, atividades aquáticas, acrobática para todos e aeróbica.

GOLDEN AGE GYM FESTIVAL - Funchal4

GOLDEN AGE GYM FESTIVAL

Estas atividades decorrerão na Praça do Município e no Parque de Santa Catarina, local onde também decorrerá a cerimónia de encerramento e onde estará sediado o village do evento, estando presentes os seguintes países: Azerbaijão, Bulgária, República Checa, Estónia, Portug

 

al, Finlândia, Grécia, Islândia, Alemanha, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Eslovénia, Suíça, Eslováquia. Portugal estará representado com 115 participantes enquanto a Noruega será a federação com maior presença no evento, estimando a participação de 371 elementos.

Alexandra Pereira, Vice-presidente da FGP e Chefe de Delegação da equipa portuguesa afirmou que “A delegação portuguesa vai estar em força a representar as cores nacionais, com a maior delegação desde a primeira edição do evento, constituída por 115 ginastas, 8 grupos e 6 clubes. As exibições nacionais serão demonstrativas do trabalho que se realiza em Portugal, no que à atividade gímnica sénior diz respeito. Razão pela qual, Portugal continua a ser uma referência nesta disciplina. A criatividade, rigor, alegria, amizade, tradição e convívio são as palavras-chave dos trabalhos portugueses. Durante o evento os ginastas terão a hipótese de experimentar, em workshops, diferentes atividades físicas e culturais. A socialização e convívio entre os ginastas de outros países será uma realidade. Este evento é uma homenagem à vida saudável, à amizade e à importância do envelhecimento ativo”.

GOLDEN AGE GYM FESTIVAL - Funchal2

GOLDEN AGE GYM FESTIVAL

Um dos embaixadores deste evento, é João Rodrigues, windsurfista madeirense, antigo velejador olímpico com presença em 7 jogos entre 1992 e 2016 é um dos embaixadores do Golden Age Madeira. Com 35 anos de carreira em cima de uma prancha de windsurf e 63 medalhas conquistadas – 31 de ouro, 18 de prata e 14 de bronze – o padrinho do evento já deixou uma mensagem a todos os participantes: “É uma enorme honra ser padrinho do Golden Age Gym Festival! Mais ainda, quando o mesmo terá lugar na minha terra natal, a Pérola do Atlântico. Agora que também entrei na idade de ouro, revejo-me particularmente nestes eventos, que nos permitem continuar a reviver e criar momentos inesquecíveis!

A nossa melhor ginasta portuguesa de sempre também é uma das embaixadoras do GAGF 2022, Filipa Martins, podemos recordar aqui que  em 2021, poucos meses antes da sua segunda participação olímpica (foi 43.ª classificada no concurso “all around” dos Jogos Olímpicos de Tóquio), Filipa Martins apresentou um novo elemento técnico na prova de paralelas assimétricas nos Europeus de ginástica artística, elemento esse que viria a ser incluído no código de pontuação internacional e batizado com o seu nome.

 

 

 

 

 

 

 

 

© 8288 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.