Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Ivo e Rui Oliveira com sexto lugar numa frenética final da prova de Madison

Ciclismo-MundialPista-16-10-2022

António Borga

Ivo e Rui Oliveira, que formaram a equipa nacional, neste domingo, na prova de Madison no Campeonato do Mundo de Pista, em Saint-Quentin-en-Yvelines (França), terminaram na sexta posição, no que foi o encerramento destes mundiais, com destaque ainda para João Matias que fechou a corrida de eliminação também no sexto lugar. 

A corrida de madison fez-se de forma bastante tática e com poucas movimentações na fase inicial. No entanto, foi precisamente nesta altura da corrida que Rui Oliveira sofreu uma queda, azar este que não condicionou um bom resultado por parte da equipa.

A dupla portuguesa esteve sempre bem colocada no pelotão, procurando chegar-se à frente e somar pontos. O primeiro ponto chegou ao quinto sprint, o que lhes garantiu a subida ao 10º lugar, e o segundo ponto no sétimo sprint, quando se estava ainda na primeira metade da corrida, uma altura em que se verificava um grande equilíbrio entre as várias seleções presentes.

Foi na segunda metade da corrida que o ritmo aumentou, os ataques dispararam e o ambiente se tornou frenético. As movimentações no pelotão eram constantes e Portugal manteve-se sempre muito bem colocado e preparado para responder aos ataques que o pudessem prejudicar a sua classificação.

A 50 voltas do final da prova surgiu o ataque da dupla portuguesa, que ficou isolada na frente de corrida com a Itália, que iniciou a movimentação, a França e, pouco depois, a Bélgica. Esta vantagem levou a que somassem mais cinco pontos no conjunto dos três sprints seguintes. Apesar de o seu trabalho não ter sido de todo facilitado, a 17 voltas do final conseguiram finalmente dar a volta e somar 20 pontos, garantindo assim a sexta posição na prova.

João Matias também esteve em evidência na corrida de eliminação. Esta foi uma prova que acabou por ficar marcada por várias quedas, todas elas a acontecerem muito perto de João Matias, que afortunadamente conseguiu sempre evitar ir ao solo.

O corredor português procurou sempre colocar-se numa posição segura dentro do pelotão, de forma a não arriscar uma eliminação prematura. Conseguiu ser um dos últimos eliminados, terminando na sexta posição. Antes de sair de pista ainda sofreu uma queda, mas sem consequências de maior.

Daniela Campos também esteve em competição neste último dia dos mundiais de pista, que marcaram a sua estreia na categoria elite a este nível. A representante da seleção nacional disputou a corrida por pontos, tentando manter um bom posicionamento e ainda lançar alguns ataques. O nível elevado das adversárias não permitiu que conseguisse ganhar vantagem, não tendo tido assim a oportunidade de somar pontos, tendo terminado na 19ª posição.

Portugal saiu deste Campeonato do Mundo com duas medalhas conquistadas, ambas de bronze, uma por parte de Maria Martins, na disciplina olímpica de omnium, e outra por Ivo Oliveira, na perseguição individual.

Como balanço geral desta edição do Campeonato do Mundo de Pista, o selecionador nacional destacou os objetivos cumpridos e o excelente desempenho de toda a equipa.

 

José Borges e Sara Ferreira sagraram-se campeões nacionais de enduro BTT

 

Castelo de Vide recebeu, neste domingo, o Campeonato Nacional de Enduro, com o apoio da Shimano, com José Borges (Clube BTT Matosinhos) e Sara Ferreira (Maiatos) a conquistarem os títulos de campeões nacionais na categoria elite, que receberam cerca de 200 atletas que se juntaram em Castelo de Vide para disputar os títulos nacionais de enduro BTT.

Na categoria elite, José Borges (Clube BTT Matosinhos) dominou de início ao fim. O corredor da equipa de Matosinhos foi o mais rápido em todas as especiais classificativas, terminando a sua prova em 13.49,026. Nuno Reis (Individual) foi segundo, a 40,852s, seguindo-se Jimmy Silva (Clube Futebol Carvalheiro), que fechou o pódio a 42,695s do vencedor.

 

Sara Ferreira (Maiatos) também mostrou a sua autoridade no feminino de mais de 17 anos, o que lhe valeu o título nacional. A corredora foi a mais rápida em todas as classificativas, cortando a meta com 20’18”034, menos 36,936s do que Ana Leite (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), e menos 54,302s do que Raquel Queirós (MMR Factory Racing Team), que fecharam em segundo e terceiro, respetivamente.

Na categoria júnior esteve em destaque Matias Camacho (Caniço Riders/2Cycling), que bateu André Gomes (AD Galomar/Ferrangens Vieira) e José Teixeira (AD Galomar/Ferragens Vieira). Nos cadetes a vitória ficou para Álvaro Pestana (Casa do Povo de Abrunheira), no setor masculino, e para Margarida Vasconcelos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), no setor feminino. Os jovens atletas das escolas de ciclismo também participaram deste campeonato nacional de enduro, evidenciando-se Hugo Ramalho (Clube BTT Matosinhos) nos juvenis e Benjamin Vasconcelos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) nos infantis.

Entre os veteranos impuseram-se Gonçalo Gaspar (BTT Enduro Terras de Bouro) em master 30, Miguel Pardal (Vasconha BTT Vouzela) em master 35, Márcio Ferreira (Caniço Riders/2Cycling) em master 40, Miguel Santos (Wildpack Algarve Racing) em master 45, Leonel Bento (Casa do Povo de Abrunheira) em master 50, e António Rodrigues (Casa do Povo de Abrunheira) em master 60. No feminino foi Ana Carvalho (Bicisintra/GásMUcifal/2Cycling) a conquistar o título nacional.

Neste domingo, estiveram ainda em disputa os títulos nacionais para as bicicletas de assistência elétrica. Na categoria de 19/29 venceu Tiago Ladeira (Miranda Factory Team), já em +30 foi Miguel Gaboleiro (Individual) a superiorizar-se à concorrência. No setor feminino, na categoria de +30 venceu Corina Bachmeier (Individual).

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.