Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Bê Martins considerado o melhor jogador de futebol de praia do mundo

FPF-FutebolPraia-BeMartins-04-11-2022Está escrita mais uma icónica página na história do futebol de praia português. Bê Martins foi distinguido, esta sexta-feira, com o Prémio de Melhor Jogador do Mundo na Gala Beach Soccer Stars 2022, no Dubai.

Capitães e selecionadores de todas as seleções envolvidas nas competições da Beach Soccer votaram nos seus eleitos e o camisola 8 da equipa das Quinas foi premiado após uma temporada extraordinária. Bê Martins celebrou sete títulos ao serviço dos vários clubes que representou, numa época em que passou por Sporting de Braga, Catania BS (Itália), Real Munster (Alemanha), Lokomotiv Moscovo (Rússia) e Seferihisar Cittaslow (Turquia). Ao serviço da Seleção Nacional, chegou à final da Liga Europeia.

O internacional português recebeu o prémio das mãos de Ozu Moreira, vencedor do prémio em 2021. Para além do jogador da seleção nacional, também o suíço Noel Ott e o espanhol Chiky Ardil estavam na corrida pelo galardão.

Recorde-se que Bê Martins é o terceiro internacional português a ser coroado Melhor do Mundo. Madjer, considerado o Melhor da História, já recebeu esta distinção individual em cinco ocasiões (2003, 2005, 2006, 2015 e 2016). Jordan Santos foi distinguido com este prémio em 2019. Elinton Andrade venceu o prémio de Melhor Guarda-redes por duas vezes (2016 e 2018), enquanto Mário Narciso, por seu turno, já foi considerado Melhor Treinador do Mundo em 2015 e 2016.

Em declarações proferidas na Gala, Bê Martins, emocionado, expressou todo o seu orgulho pela conquista alcançada, agradecendo aos treinadores, colegas de equipa, à Federação Portuguesa de Futebol e ao Sporting Braga, além da sua família e amigos. Deixou ainda uma palavra especial ao irmão Léo Martins e promete dedicação máxima no futuro.

Mais tarde, em declarações ao fpf.pt, Bê Martins expressou toda a sua satisfação pelo prémio. “É um sentimento de muita gratidão, muita felicidade. É o reconhecimento do meu trabalho. Como disse no palco, o troféu não é só meu, é de muitas pessoas que me ajudaram a chegar aqui. Nos dias antes da gala, nestas situações, começa a haver um momento em que começamos a acreditar que é possível conquistar o troféu. Começamos a ouvir as pessoas a falarem e começamos a pensar nisso. Foi um pouco surpresa, mas também já acreditava que era possível. Estou muito feliz. Este prémio vai servir para me motivar ainda mais para o futuro. Vou estar ainda com mais garra, porque só me faz querer trabalhar ainda mais arduamente e a ser persistente, nunca desistir perante as adversidades. Este troféu não me vai deixar na zona de conforto, vai-me trazer ainda mais motivação para me superar enquanto jogador”.

FPF-FutPraia-Madjer-04-11-2022Entretanto, Madjer, ex-capitão da seleção nacional e considerado o Melhor da História do Futebol de Praia, recebeu, esta sexta-feira, o prémio de Lenda da modalidade na Gala Beach Stars 2022.

O atual coordenador do Futebol de Praia na FPF, junta assim esta distinção ao seu longo palmarés. Este prémio procura, uma vez mais, valorizar a carreira de Madjer que conta com cinco títulos de melhor jogador do mundo (2003, 2005, 2006, 2015 e 2016).

A distinção foi entregue antes da entrega dos prémios de melhores jogadora e jogador do mundo, pelos presidentes da Beach Soccer Woldwide e do Dubai Sports Council, Joan Cuscó e Sheikh Mansoor Bin Mohammed Bin Rashid Al Maktoum, respetivamente.

Por seu lado, o Presidente federativo, Fernando Gomes, felicitou o internacional português e o coordenador do futebol de praia da FPF, tendo referido ao site da FPF que “foi com grande alegria que recebi a notícia de que Bê Martins, internacional português, foi nomeado Melhor Jogador do Mundo de futebol de praia. Uma vitória justa de um atleta que tem vindo a justificar esta distinção com toda a qualidade que tem demonstrado em cada partida que disputa.

Cheio de talento e de dedicação, Bê Martins é uma figura incontornável na Seleção Nacional e um dos grandes embaixadores de Portugal na modalidade.

Com um palmarés riquíssimo, onde se destacam os títulos de Campeão da Europa e do Mundo por Portugal, Bê Martins junta agora esta merecida distinção individual ao seu currículo.

Contudo, não é apenas nos areais que Bê Martins é fora de série. Também fora dele apresenta uma postura exemplar, com uma humildade e simplicidade que certamente só podem trazer consequências positivas para a sua vida.

Que seja a primeira de muitas distinções a este nível.

Antes de terminar, queria estender as minhas felicitações a Madjer, por mais uma distinção obtida. O prémio Lenda é mais uma prova do inigualável trabalho na modalidade, naquela que foi uma carreira ímpar no desporto português. Agora, fora dos areais, o trabalho pela promoção e desenvolvimento da modalidade continua a ser realizado com uma dedicação assinalável e que ajudará o futebol de praia português a ter ainda mais momentos e feitos como os de hoje.

Envio um forte abraço de parabéns a ambos e um agradecimento por continuarem a honrar o país, o desporto nacional e, mais concretamente, o futebol de praia português!”.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.