Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Bem Haja Prof. José Maria Noronha Feio, numa homenagem sentida no Lisbon Sport Film Festival’2022

IMG_5994 (1)O momento mais alto neste primeiro dia (sábado) do Lisbon Sport Film Festival 2022 promovido pela UESPT no Fórum Roma (Lisboa) foi a sentida homenagem prestada ao Prof. José Maria Noronha Feio, uma ilustre figura do desporto português.

Cursou a licenciatura em Actividade Física e Desporto no então INEF, chegou a Presidente do ISEF e estava no mesmo local quando chegou a Faculdade de Motricidade Humana, depois de uma larga vida feita em Moçambique, incluído ni grupo de professores que tiveram um importante papel no desenvolvimento desportivo em Moçambique.

Teresa Noronha Feio, a viúva, acompanhada pela família, teve oportunidade de recordar a vida do homem e professor, tendo começado por dizer “Meu amor. Pediram-me para falar sobre ti…”. A partir daqui os muitos amigos presentes no Auditório do Fórum Roma (Lisboa) sentiram que o ambiente começou a aquecer, com a emoção traçada pela senhora, que tremia e, aos solavancos, patenteou os sentimentos que continua a manter sobre a vida conjunta que levou até que Noronha Feio faleceu.

As lágrimas chegaram aos olhos de muitos dos presentes, com Teresa Noronha Feio a realçar as qualidades de “amor, paixão, saber, dignidade, sonhos e o valor da ética pelos homens”, que o então marido tinha desenvolvido ao longo da vida em comum.

Depois, Luis Sena, Francisco Santos e Manuel Pavese, antigos alunos e, mais tarde, colegas nos vários serviços por onde todos passaram, incluindo a passagem por Moçambique, recordando o projecto nos “Caniços” desenvolvido nos bairros periféricos da então Louraço Marques (hoje Maputo), acrescentaram outros elementos sobre a vida e obra de Noronha Feio, que ainda foi Vereador na Câmara Municipal de Oeiras.

Noronha Feio foi ainda o primeiro licenciado em Educação Física e Desporto que foi nomeado Director da instituição sedeada no Jamor (Cruz Quebrada), questões que foram “fervilhando” as emoções contidas com esforço, mas que registou a “dimensão humana” que o professor sempre irradiou, no que foi também num exemplo para toda a classe dos licenciados – e não só – da área das ciências do desporto.

O Engº Fonseca Santos e a Dra Teresa Ramiro, da direcção da UESPT, tiveram a oportunidade de prendar Teresa Noronha Feio com uma lembrança relativa a este dia, tendo o acto terminado com uma salva de palmas, por aclamação, com todos, de pé, a aplaudir a figura de um ser humano diferente, que cativou colegas, alunos e deixou saudades por onde passou. Bem Haja Prof. José Maria Noronha Feio.

IMG_5996Pelo meio ficou também a apresentação, fora de concurso, do filme “A Alma de um Ciclista”, da autoria do português de Nuno Tavares – filme que tem sido visionado em vários festivais semelhantes – em que se conta que “através de um grupo de ciclistas “clássicos” e do seu interesse comum pela bicicleta clássica, se descobrem valores que se vão perdendo da nossa sociedade moderna”, sendo uma história em que “de tudo se pode fazer tudo de novo”, especificamente no que à construção, remodelação, modernização da bicicleta se pode operacionalizar”.

Um filme com história humana, como ferramenta para a vida, por causa das bicicletas e da sua importância para a vida activa do dia a dia.

Este domingo (entre as 11 e as 13 horas), no mesmo local, serão distribuídos os prémios relativos ao “desporto visto pelos jovens” – com filmes curtos apresentados pelos jovens – com os melhores a receberem o Prémio Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Da parte da tarde, o filme “Brasil na Pista” será projectado, também fora de concurso, documento que retrata a “importância da presença dos pilotos brasileiros em mais de quatro décadas da história da Fórmula 1”, seguindo-se a entrega dos prémios da Mostra global (17h30).

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.