Quinta-feira 18 de Abril de 8897

Hugo Passos e José Carlos Macedo agraciados com Ordem Surdolímpica e Ordem Paralímpica na Gala do Comité Paralímpico de Portugal  

CPP-GalaParalimpica-24-11-2022Hugo Passos, atleta das Lutas Amadoras, foi distinguido com a Ordem Surdolímpica, tendo José Carlos Macedo (jogador de Boccia) recebido a Ordem Paralímpica, na Gala que o Comité Paralímpico de Portugal realizou esta quinta-feira.

Hugo Passos esteve presente nos Jogos Olímpicos de Atenas’2004 e terminou a carreira desportiva nos Jogos Surdolímpicos de Caxias do Sul (2021), onde conquistou uma medalha de bronze, depois de se ter iniciado em 1997, tendo conseguido chegar ao pódio por sete vezes, do que resultaram quatro medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze.

José Carlos Macedo, esteve em seis Jogos e alcançou seis medalhas.

O médico Jaime Antunes, que participou em todas as missões a Jogos Paralímpicos desde Sydney2000, foi outra personalidade galardoada com o mesmo prémio, bem como Tiago Brandão Rodrigues, anterior Ministro da Educação, também receberam a Ordem Paralímpica.

Foram ainda entregues as Medalhas Surdolímpicas aos atletas medalhados nos Jogos Caxias do Sul, nos quais Portugal conseguiu 12 diplomas e quatro medalhas: o lutador Hugo Passos (bronze), a judoca Joana Santos (ouro) e o ciclista André (ouro e bronze).

Com medalhas de mérito, foram distinguidos os atletas que conquistaram medalhas em competições europeias: André Ramos, Abílio Valente, Cristina Gonçalves, e Carla Oliveira (Boccia), os judocas Djibrilo Iafa e Miguel Vieira e o canoísta Norberto Mourão.

Receberam ainda Medalhas de Mérito, os atletas que se tiveram comportamento brilhante nos campeonatos mundiais, como o ciclista Luís Costa, os nadadores Diogo Cancela, Marco Meneses e Susana Veiga e a surfista Marta Paço.

Os treinadores Miguel Monteiro, Norberto Mourão, João Amaral Mendes e Ivo Quendera, foram prendados com a Insígnia Paralímpica.

José Marques, treinador do ciclista André Soares, e Júlio Marcelino, que orienta a judoca Joana Santos, foram distinguidos com a Insígnia Surdolímpica.

Por outro lado, foi apresentado o livro “Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 e Jogos Surdolímpicos Caxias do Sul 2021: As Imagens das Participações Portuguesas”, uma obra de cariz fotográfico que contém as melhores imagens dos atletas portugueses nestas competições e que será colocado à venda nas livrarias de todo o país depois desta primeira apresentação.

 

© 8897 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.