Quinta-feira 28 de Março de 2024

Doença prolongada originou subida ao céu da estrela Fernando Gomes, lenda do futebol português e do F.C. do Porto

FCPorto-FernandoGomesFaleceu-26-11-2022

FC Porto

Uma das maiores figuras do futebol português e do mundo, o portista Fernando Gomes. Que estava em funções executivas no F. C. Porto, faleceu este sábado, segundo anunciou o clube nortenho no seu site oficial.

“É com enorme tristeza e consternação que o Futebol Clube do Porto anuncia o desaparecimento de um dos nomes incontornáveis da sua história. Fernando Gomes, Bibota de Ouro e maior goleador de azul e branco, faleceu este sábado, aos 66 anos, vítima de doença prolongada” – como descreveu o clube na notícia.

Nascido em novembro de 1956 na freguesia de Campanhã – perto do Estádio das Antas – Gomes começou a representar o clube que o apaixonava enquanto adolescente. Colecionou golos e títulos ao longo de um curto percurso nas camadas jovens que rapidamente se transformou noutro ainda mais produtivo no futebol sénior.

Estreou-se na equipa principal do FC Porto aos 17 anos. Com apenas 20, sagrou-se melhor marcador da Liga pela primeira de seis vezes e revelou-se decisivo para o quebrar de um jejum que durava há quase duas décadas.

Cinco vezes Campeão Nacional, uma vez Campeão Europeu, vencedor de três Taças de Portugal, outras tantas Supertaças Cândido de Oliveira e uma Europeia, foi figura de proa na afirmação dos Dragões dentro e fora de portas.

Distinguido com duas Botas de Ouro que o coroaram como o melhor artilheiro da Europa em 1983 e 1985, foi dono e senhor da camisola 9 e da braçadeira portista nas décadas de 70 e 80.

Vinte anos, 452 jogos e 355 golos depois, viria a dar por terminada uma carreira dourada longe da Invicta. A experiência nos relvados e na liderança do departamento de prospeção deram-lhe bagagem mais do que suficiente para assumir o cargo de Diretor da Formação dos Dragões, cargo que manteve até ao último dia apesar dos problemas de saúde.

Entre o primeiro Dragão de Ouro de Futebolista do Ano – entregue na edição inaugural dos prémios – e o de Dirigente do Ano – atribuído em finais de 2021 – o Bibota nunca perdeu o Norte nem a paixão pelo FC Porto.

O FC Porto está de luto pela perda de uma das maiores figuras da sua história e endereça as mais sentidas condolências à família, aos amigos e a todos os admiradores de Fernando Gomes.

Sentimentos que as mais altas instâncias nacionais (Primeiro Ministro, Secretário de Estado da Juventude e Desportos e outros, que fizeram seguir para a sede dos portistas o respectivo sentido de respeito pelo facto, incluindo-se ainda outras por parte de clubes, Federação Portuguesa de Futebol (que determinou um minuto de silêncio nos jogos a realizar neste fim-de-semana), Liga Portuguesa de Futebol Profissional e múltiplas instituições, ligadas ou não ao F. C. do Porto, porquanto era um ídolo nacional.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.