Sexta-feira 26 de Abril de 2024

França “number one” no apuramento para os oitavos-de-final do mundial de futebol do Qatar2022

france vs dinamarca 26 nov

FIFA

A França tornou-se, este sábado, na primeira selecção apurada para os oitavos de final do mundial de futebol Qatar’2022, depois de bater (2-1) a Dinamarca e chegar aos seis pontos no grupo D, concluída que foi a segunda ronda da fase de grupos.

Numa partida decidida apenas na última meia hora de jogo, o primeiro golo foi obtido por MBappé (61’), tendo Christensen empatado (68’) para os dinamarqueses, com o mesmo jogador a colocar os franceses na liderança do marcador (até final) a partir dos 86’, quando marcou o segundo.

O que se começa a notar cada vez mais é o facto de haver poucos remates para a baliza na grande maioria dos jogos, ainda que nesta partida a França de fartou de rematar (21-10, dos quais 7-2 para a baliza), numa posse de bola de 52/48% mas para os dinamarqueses.

No outro encontro, a Austrália venceu a Tunísia (1-0, golo de Duke aos 23’) e entrou na discussão na última ronda a primazia do segundo lugar.

Com este resultado, os franceses somam seis pontos, seguidos da Austrália (3), Tunísia e Dinamarca, um cada.

No dia 30 deste mês, na última ronda, saber-se-á quem será a segunda seleccão a passar em frente, depois de completados os jogos Tunísia-França e Austrália-Dinamarca.

No grupo C, a Argentina veio ao de cima e derrotou (2-0) o México, com golos de Zielinski (39’) e Lewandowski (82’), numa partida em que Messi (64’) abriu o activo e Enzo Fernandes (87’) fechou o marcador, pese embora a “fraqueza” do número de remates (5-4 para os argentinos, dos quais 2-1 para a baliza, numa posse de bola de 59/41%), o que quer dizer que Messi e companhia só por duas vezes chutaram para a baliza e fizeram os dois golos do triunfo. Um calculismo “gelado”.

No outro jogo, a Polónia derrotou (2-0) a Arábia Saudita (que vencera a Argentina na ronda inicial), com Zielinski a marcar primeiro (39’) e Lewandowski (82’) a fechar a conta, com os sauditas a rematarem mais (16-9, dos quais 5-3 para a baliza), numa posse de bola de 64/36% também para os sauditas, que não tiveram a pontaria afinada.

Na classificação, a Polónia passou para a frente (4 pontos), seguindo-se a Arábia Saudita e a Argentina (3), com o México no último lugar (1).

No dia 30, lugar à “finalíssima” com os jogos Polónia-Argentina e Arábia Saudita-México para se decidir quem será o segundo a seguir para os oitavos de final.

No grupo A a situação é idêntica, porquanto Holanda e Equador tem 4 pontos e Senegal tem 3, estando já de fora o Qatar, que é último (0 pontos), quiçá o “castigo” por não cumprir com as regras democráticas comuns a todos os países e, por outro lado, não se sabendo ainda como foi possível que a sua candidatura tenha sido a mais votada pela FIFA, situação que pode durar

bastante tempo a ser resolvida, se isso for possível.

Os jogos a realizar no dia 29 são o Holanda-Qatar e o Equador-Senegal.

No B, a questão é ainda mais complicada, porquanto existe apenas um ponto a separar cada uma das equipas.

A Inglaterra soma 4, seguindo-se Irão (3), EUA (2) e País de Gales (1), cuja decisão final será decidida no decorrer dos jogos País de Gales-Inglaterra e Irão-EUA, no dia 29 deste mês.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.