Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Domingo “louco” no mundial de futebol do Qatar2022

Este domingo, 27 de Novembro, por certo que poderá ficar para os anais da história dos mundiais de futebol, considerando que as derrotas do Japão e da Bélgica se podem ter como “catástrofe” e que o empate entre Espanha e Alemanha pode afastar um dos candidatos ao título.

es+anha vs alemanha 27 nov fifa

Lars Baron /Fifa

Face aos resultados verificados nos jogos em que intervieram as equipas atrás referidas, a Alemanha está com mais dificuldades em se afirmar como candidata, porquanto soma apenas um ponto (grupo E), tendo a Espanha no comando (4 pontos), seguida do Japão e da Costa Rica (ambos com 3), pelo que só na próxima se saberá o resultado e quem ficará fora da “carroça”.

No grupo F, a surpresa dos belgas serem derrotados pelos marroquinos levou o país a uma “convulsão” pouco pacífica, enquanto se aceita o desaire do Canadá, porque tarda em surgir num patamar acima daquele que tem demonstrado.

Comum aos quatro jogos efectuados neste domingo, o facto de os remates para a baliza serem muito poucos, o que faz prevalecer, por exemplo, que as equipas estão mais voltadas para defender do que para procurar golos, baixando o nível do calor que todos os espectadores gostariam de ver em campo, porquanto até os recintos são climatizados.

No grupo E, a Costa Rica venceu o Japão (1-0) com um golo marcado por Fuller (81’), com os japoneses a fazerem 13-4 remates, dos quais apenas 3-1 para a baliza, com uma posse de bola de 57/43%, que corresponde a um equilíbrio notório, redundando na derrota tangencial.

No Espanha-Alemanha (1-1), os golos foram marcados por Morata (62’) e Fullkrug (83’), num encontro em que os alemães remataram mais 11-7 (dos quais 4-3 para a baliza), com vantagem espanhola na posse de bola (65/35%), insuficiente para vencer, porque vantagem não aproveitada.

Assim sendo, a Espanha manteve-se no comando (4 pontos), com Japão e Costa Rica a seguir (3 pontos) e, no último lugar, a Alemanha (1 ponto).

Tudo por decidir na terceira e última ronda desta fase de grupos.

No F, Marrocos venceu (2-0) uma Bélgica que nunca se encontrou, pese embora os belgas tenham tido mais posse de bola (67/33%). Nos remates, registou-se um empate (10-10), com vantagem (4-3) para os marroquinos nos que foram para a baliza. Daí a resultante de marcarem mais golos.

Golos que foram marcados por Saiss (73’) e Aboukhlal (90+2’), quiçá com os belgas a acusarem o esforço dos primeiros 70 minutos e, depois, não conseguirem recuperar quando na situação de estarem a perder. Factores psicológicos também podem ter tido influência.

No Croácia,4-Canadá, 1, o primeiro milho foi para os pardais, quando o canadiano Davies abriu o activo, na primeira jogada do jogo (2’), que acabou por não assustar os croatas que, idos do tempo frio, ainda não tinham aquecido suficientemente bem.

E assim foi, porquanto Kramerick empatou (36’) e Livaja (44’), colocou os croatas em vantagem.

No segundo tempo, os canadianos deixaram de ter “fogo”, o que foi aproveitado pelos croatas para marcarem mais dois golos: Kramerick (70’) e Majer (90+4’) para a despedida.

Na classificação, Croácia e Marrocos estão co comando (4 pontos), Bélgica está na terceira posição (3) e o Canadá mantém o zero nos pontos.

Esta segunda-feira, 28 de Novembro, pode ser outro dia memorável para mais três equipas.

No que se refere ao grupo G, Brasil e Suíça estão no comando, ambas com três pontos, pelonque se ganharem ficam automaticamente apuradas para os oitavos-de-final, saindo de cena Camarões e Sérvia. Se assim não for, a situação modificar-se-á.

Resta recordar que um dos jogos opõe os dois primeiros (Brasil e Suíça), pelo que a música poderá ser outra, dependendo ainda do resultado que se registar no Camarões-Sérvia.

No grupo H, há Portugal e … os outros.

A equipa portuguesa comanda com 3 pontos, contra um ponto apenas de Coreia do Sul e Uruguai, pelo que será de “esquentar” a partida (19h) que oporá Portugal e o Uruguai, que já foi campeão mundial.

O Gana defronta a Coreia do Sul e em termos previsionais pouco mais se pode adiantar, sabendo-se que a equipa africana tem uma prole possante, ante uma velocidade quase estonteante que os coreanos do sul tem, com se viu em 1966 quando Portugal os eliminou e obteve um 3º lugar no mundial de 1966, com Rei Eusébio a fazer 9 golos na competição.

Coreia do Sul-Portugal que será o último jogo desta fase de grupos, onde Portugal quer ser primeiro para não jogar com o Brasil nos oitavos-de-final, para que o Brasil também terá de vencer nesta jornada, ainda que todas as hipóteses estáo validas até ao final do dia.

Como se diz na gíria, mais logo, já noite – lá e cá – se verá o que acontecerá.

Descansemos a vista até lá, porquanto já se começa a sentir um certo cansaço por ver tanto futebol.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.