Quinta-feira 25 de Abril de 2024

Croácia venceu Portugal na final do Torneio Cidade da Guarda em Pólo Aquático

Natação-PoloAquático-27-11-2022

FPNatação

Portugal perdeu o Torneio Cidade da Guarda depois de ser batido, na final, este domingo, pela Croácia por apenas um golo (10-9).

As portuguesas estiveram perto de empatar a partida nos derradeiros segundos, mas terminaram com os parciais de 2-0, 4-4, 2-1 e 2-4.

António Machado, treinador da selecção lusa, referiu que “as nossas jogadoras são extraordinárias. Temos uma seleção maravilhosa. Neste Torneio Cidade da Guarda mostraram as suas capacidades e o seu espírito de sacrifício ao nunca baixarem os braços e lutarem até ao fim pela vitória no torneio. Estão de parabéns!”

Inês Nunes, capitã da seleção de Portuga, fez o balanço desta participação na Guarda e anteviu os objetivos para a época de 2022/23, ao afirmar que “Portugal é uma equipa muito jovem e, também por isso, é importante estes contactos internacionais, coisa que não temos tido nos últimos anos. Se queremos evoluir temos de jogar com equipas que estejam ao nosso nível ou um bocadinho mais acima”.

Adiantou também que “o contacto com equipas com outras mentalidades faz com que a nossa possa evoluir. Se temos o objetivo de ir ao campeonato da Europa, e estamos a trabalhar para isso, acho que é fundamental termos este tipo de contactos. Em relação ao jogo de hoje, penso que foi bem conseguido, visto que o resultado do jogo anterior com a Croácia foi um pouco mais dilatado [10-17], embora não reflita o valor da nossa equipa. Valemos muito mais e hoje demonstramos isso. Foi por pouco e penso que para a próxima oportunidade vamos conseguir bater a Croácia. O nosso objetivo para esta época é claro: qualificarmo-nos para o Europeu que vai ser realizado no final do ano. Vamos ter o apuramento, ainda não sabemos o formato.”

Jorge Cruz, vice-presidente da FPN, salientou que “no plano organizativo, a direção da Federação Portuguesa de Natação reconhece e valoriza o trabalho realizado pela Associação de Natação do Interior Centro e da Câmara Municipal da Guarda na organização deste Torneio Internacional, um evento que contou com o apoio da Federação Portuguesa de Natação. No presente e no futuro o polo aquático em Portugal conta com os apoios das associações territoriais, mesmo sem equipas de polo aquático, e das respetivas câmaras municipais, fundamentais para a promoção e desenvolvimento da modalidade. Bem hajam! No plano desportivo, a seleção está de parabéns pela excelente participação neste torneio.”

Para chegar à final, a equipa nacional começou por vencer a Ucrânia (17-10), seguindo-se novo triunfo sobre a G. Bretanha (14-7).

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.