Sexta-feira 29 de Março de 2024

Sporting regressou às vitórias e Benfica perdeu na Liga Europa de Andebol

Andebol-EuropeiasClubes-30-11-2022

Federação Andebol Portugal

No Pavilhão João Rocha, foram os húngaros a inaugurar o marcador e a chegar aos dois golos à maior na entrada do encontro, ao que se seguiram defesas sucessivas, de cada lado, até que Balazs Brandt coloca novamente dois de diferença (1-3). O Balatonfüredi KSE chegou ainda ao 1-4 até que a recuperação dos leões começou a surgir, primeiro por Francisco Tavares, depois por Francisco Costa e finalmente por Salvador Salvador até chegar à margem mínima (4-5), aos 10 minutos.

Os magiares voltaram a aumentar a diferença, mas a resposta do emblema de Alvalade foi imediata, no entanto, Arian Andó – guardião húngaro – estava muito inspirado entre os postes e negou por diversas vezes uma aproximação definitiva dos leões. A equipa de Ricardo Costa demorou algum tempo a conquistar o empate, o que apenas aconteceu à passagem dos 17 minutos, pela mão de Martim Costa (10-10), mas o Balatonfüredi KSE voltou a dilatar as contas, criando uma vantagem de dois, que acabou por ser destruída por Francisco Costa. Aos 20 minutos, o internacional português, Martim Costa, dá a primeira liderança aos leões (13-12) e apesar de alguns erros no ataque, o seu irmão acaba por concretizar o 14-12. A cinco minutos do descanso a vantagem tinha sido ampliada para três, mas com um parcial de 3-0 os húngaros igualaram o encontro, chegando.se ao intervalo com um 17-17.

No segundo tempo, Patrik Walczak reabriu as hostilidades para um parcial de quatro golos sem resposta (21-17) mas, a turma magiar não baixou os braços e voltou a colocar o encontro pela margem mínima (21-20). O Balatonfüredi KSE continuou na perseguição durante largos minutos até que, na conversão de um livre de 7 metros, Mila Gostovic se mostrou implacável e fez regressar o empate ao placar (26-26). As equipas seguiram bastante equilibradas até que o Sporting conseguiu descolar no marcador em definitivo, especialmente com Salvador Salvador a concretizar um castigo máximo a um minuto do final, o que acabou por ditar o regresso às vitórias (35-32) na Liga Europeia para o emblema de Alvalade; o lateral foi ainda o melhor artilheiro para os leões com 7 golos marcados.

Andebol-EuropeiasClubes-30--11-2022

Federação Andebol Portugal

Top Player: Milan Gostovic – 10 golos / 11 remates

Quanto ao Benfica, perdeu (26-25) ante os suíços do Kadetten Schaffhausen. O encontro seguiu em parada e resposta até que, novamente, o internacional espanhol parou o ataque suíço mas, Ignacio García respondeu na mesma moeda. À passagem dos cinco minutos, Petar Djordjic deu dois golos à maior, pela primeira vez no jogo, à equipa de Chema Rodriguez, que foi mantendo a vantagem, apesar de algumas aproximações do oponente. Os ataques foram-se superiorizando às defesas no desenrolar do encontro, apenas com Sergey Hernandez em destaque, por diversas ocasiões, mas o empate acabou por surgir pela mão de Lukas Marcos e, na sequência, um remate falhado do lado encarnado fez com que Odinn Rikhardsson colocasse os suíços na dianteira (9-8), perto dos 20 minutos. O Benfica entrou nos últimos dez minutos em inferioridade numérica e o Kadetten Schaffhausen conseguiu chegar aos dois golos à maior mas Demis Grigoras voltou a aproximar e uma bola ao poste dava a oportunidade ao emblema da Luz de voltar a empatar, o que aconteceu pela mão de Jonas Kallman.

Ao intervalo o Benfica perdia por 13-12 e, na reentrada para o segundo tempo, após alguns momentos de hesitação, os helvéticos chegaram aos dois golos de vantagem (14-12), Ole Rahmel reduziu para a margem mínima mas os três golos à maior acabaram por surgir (16-13). Mehdi Romdhane deu cinco golos de vantagem à equipa da casa e Chema Rodriguez utilizou time-out quando passavam apenas dez minutos sobre o descanso. Na retoma, o internacional sérvio Petar Djordjic reduziu para três golos de desvantagem (21-18) e, na sequência, Paulo Moreno levou o jogo a apenas dois de diferença. Bélone Moreira desperdiçou a oportunidade de levar, novamente, o jogo à margem mínima. Sergey Hernandez voltou a dar a oportunidade ao emblema da Luz para reduzir e, desta vez, Paulo Moreno não desperdiçou, levando o encontro a 22-21.

A equipa da casa beneficiou de um castigo máximo convertido por Odinn Rickardsson que deu a vitória à turma helvética nos segundos finais.

Top Player: Sergey Hernandez – 16 defesas / 41% de eficácia

Nesta 4ª jornada também, Fejer B.A.L-Veszprem perdeu com o Montpellier HB, 31-39 (16-25) e o Frisch Auf Göppingen venceu o TATRAN Presov, 34-24 (19-8)

 

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.