Quarta-feira 24 de Abril de 2024

Surfista Teresa Bonvalot procura chegar ao estrelato no Hawai

COP-Surf-Hawai-30-11-2022

COP

A falta de ondas no Hawai adiou o início das grandes decisões no Haleiwa Challenger, última etapa do circuito Challenger Series da World Surf League, de sábado para esta terça-feira, onde Teresa Bonvalot é a surfista portuguesa mais bem colocada para atingir o Championship Tour da próxima época.

Depois dos dois adiamentos, Mafalda Lopes (2ª com 11,33 pontos) foi a única portuguesa a competir na estreia, esta terça-feira, tendo conseguido apurar-se para a próxima fase, onde já está Teresa Bonvalot. Francisca Veselko e Yolanda Hopkins foram eliminadas neste primeiro dia.

A havaiana Eweleiula Wong (14,17) foi a melhor nesta ronda.

Na segunda ronda, Portugal vai estar com Mafalda Lopes e Teresa Bonvalot, com a tetracampeã portuguesa a iniciar a sua participação neste campeonato na ‘ronda das 32′, devido ao seu melhor ‘ranking’.

Bonvalot, que mantém aspirações de entrar no circuito principal da Liga Mundial de Surf (WSL) em 2023, vai disputar a sexta bateria da segunda ronda, enquanto Mafalda Lopes entrará na segunda bateria da segunda ronda.

Teresa Bonvalot precisa de defender a 5.ª posição do ranking, com 22.725 pontos, último lugar a resultar em qualificação. Sabendo que depende apenas de si própria, a atenção estará nas rivais mais próximas na classificação, a norte-americana Alyssa Spencer (6.ª, 21 390 pontos) e as australianas Bronte Macaulay (7.ª, 20 320), Nikki Van Dijk (8.ª, 19 185) e Sophie McCulloch (9.ª, 18 810).

A vitória no Hawai será sempre suficiente e o 2.º lugar também, desde que Alyssa Spencer não ganhe o evento ou que Bettylou Sakura (4.ª da geral) não chegue à final. Se repetir o 3.º lugar da última jornada, em Saquarema (Brasil, apenas precisa que Spencer não faça melhor que ela. Uma classificação inferior até pode vir a ser suficiente, mas precisará que as concorrentes não façam melhor. Não faltará emoção.

Na competição masculina, Vasco Ribeiro (37º, 5970 pontos) é o primeiro português a entrar em ação na bateria 3 da ronda de 64, enquanto Frederico Morais (41º, 5645) participa na bateria 6. Ambos ficaram isentos de participar na ronda de 80 e têm ainda hipóteses de chegar ao “top ten” do ranking masculino que dá acesso à qualificação.

A ação nas ondas de Haleiwa pode ser acompanhada no Youtube da WSL, assim como nos canais da Sport TV.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.