Terça-feira 23 de Abril de 2024

AG das Nações Unidas destaca poder do desporto e do Movimento Olímpico na educação pela paz

COP-ONU-PoderDesporto-04-12-2022

COP / UN

A Assembleia Geral (AG) das Nações Unidas reconheceu o poder do desporto na educação dos jovens e no desenvolvimento da sustentabilidade num momento crítico de conflitos globais e de incerteza económica no mundo.

Durante a 43.ª reunião da 77.ª sessão da AG, o presidente Csaba Kőrösi apelou aos Estados-membros que preservem o espírito unificador do desporto e do Movimento Olímpico de forma a desenvolver caminhos de mudança para transformar o mundo e para combater os perigos globais que a humanidade enfrenta. Com o exemplo do Mundial de Futebol que está a decorrer, o presidente expressou que os atletas masculinos e femininos funcionam como modelos para milhões de jovens.

“É mais promissor se as nações competirem nos campos desportivos ao invés dos campos de batalha. O primeiro é mais nobre e o segundo traz morte e devastação”, afirmou o presidente da AG das Nações Unidos, que reforçou o pedido aos atletas para que trabalhem em conjunto com as organizações. “Não devemos esquecer que é muito mais desejável acabar com os conflitos armados do que acabar com a cooperação”, apontou na abertura.

Com a adaptação do texto “Sport as an enabler for sustainable development”, os delegados discutiram ideias de como o desporto ajuda a vida dos jovens enquanto geram cooperação entre nações.

Encorajado pela união da Assembleia Geral na resolução do problema, Luis Alberto Moreno Observador Permanente do Comité Olímpico Internacional, sublinhou que uma colaboração melhorada entre a comunidade olímpica e as Nações Unidas pode contribuir para os objetivos globais ao usar o desporto em áreas como a paz, a saúde, a educação, a igualdade de género e ação climática. Num mundo polarizado, há poucas situações em que a humanidade coloca as suas diferenças de lado e junta-se em paz, acrescentou, apontando que o espírito olímpico é o símbolo de paz mais importante no mundo atual.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.