Sexta-feira 01 de Maio de 3637

Carlos Lopes de “porta aberta” para a eternidade!

COP-CarlosLopes-Homenagem-12-12-2022

COP

O Comité Olímpico de Portugal homenageou, esta segunda-feira, o campeão olímpico Carlos Lopes, com a entrega de uma obra de arte, em forma de uma porta esculpida com o rosto de Carlos Lopes, que representa o momento da vitória na maratona dos Jogos Olímpicos de Los Angeles’1984.

O primeiro campeão olímpico português recebeu a homenagem que o Comité Olímpico de Portugal está a prestar aos cinco campeões Olímpicos, acto que decorreu na sua casa, no concelho de Torres Vedras.

Liderando a delegação do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, o presidente do COP, fez a entrega de uma obra artística de distinção aos Campeões Olímpicos portugueses, enquanto afirmou que “esta é uma homenagem que queremos prestar aos nossos medalhados olímpicos”, tendo acrescentado que “o Carlos foi o primeiro medalhado olímpico de Portugal, num momento inspirador de que os portugueses conseguem ser tão bons como os demais”.

O COP fez a entrega de uma porta esculpida com o rosto de Carlos Lopes, que representa o momento da vitória na maratona dos Jogos Olímpicos Los Angeles 1984, tendo o líder do COP referido que “quero, neste momento, deixar-lhe esta imagem singela de si, porque é um exemplo para Portugal e precisamos de exemplos como o seu”.

Carlos Lopes, que recebeu a homenagem ladeado pela mulher e pela filha, reconheceu a surpresa pela oferta, mas recordou que a sua vida foi feita de surpresas, tendo respondido que “nunca fui resignado porque quis sempre mais, melhor, nas minhas ações. Fiz coisas que poucos imaginavam ser possível. São momentos únicos, são momentos que hoje ainda muita gente agradece e isso fica sempre dentro do meu coração”, tendo a sua medalha de ouro na maratona Olímpica ficado escrita na história do Comité Olímpico de Portugal e desporto nacional.

Acrescentou ainda Carlos Lopes que “comecei do nada e acabei acima do imaginário de toda a gente. Não fui sozinho, tive muita gente e agradeço a todos os que me ajudaram a fazer aquilo que fiz, e a ser aquilo que sou”.

Diana Gomes, presidente da Comissão de Atletas Olímpicos, deixou um especial agradecimento pelo exemplo que Carlos Lopes representa e pela “esperança de que todos os atletas podem atingir o que nunca foi atingido”.

As portas que estão a ser entregues aos campeões olímpicos são uma obra artística do português Telmo Guerra, natural da Covilhã, mas emigrante na Suíça desde 2012.

O artista gosta de trabalhar. essencialmente em gravura de rostos. pela capacidade que têm de “desassossegar”.

Apesar de trabalhar com todo o tipo de materiais, gosta de utilizar as portas pelo seu simbolismo de novos começos, oportunidade e desafios, de acordo com a nota informativa divulgada pelo Comité Olímpico de Portugal.

Em função desta nova iniciativa do COP – que enaltece, uma vez mais, os feitos dos campeões olímpicos portugueses – importa reter que, para que Carlos Lopes e outros chegassem a esta porta, outros houve que tiveram de criar outras portas para que, os atletas, alcançassem o patamar mais alto do pódio olímpico.

Um atleta não faz nada sozinho. Comanda a sua vida, mas é comandado na vida desportiva! E quanto mais cumpridor das regras é, mais longe, mais alto, chega!

© 3638 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.