Quarta-feira 30 de Abril de 5941

Portugal derrotou Estados Unidos no Gjensidige Cup 2023 na Noruega

Andebol-TriunfoEUA-07-01-2023Os Heróis do Mar derrotaram a seleção dos Estados Unidos da América por 12 golos de diferença no segundo jogo do torneio, na Noruega, que termina este domingo com Portugal a fechar com o Brasil.

Portugal começou cedo a demonstrar uma clara superioridade face à selecção dos Estados Unidos da América. Depois um período inicial algo instável, surgiram quatro golos lusos sem resposta, com a ajuda do guarda-redes Manuel Gaspar.

Aos 15 minutos, após ter acontecido o primeiro time-out do encontro, pedido pelo selecionador dos Estados Unidos, Portugal vencia de forma tranquila por 11-4, com destaque para o combinado de seis golos marcados, nesta altura, por Pedro Portela e Diogo Branquinho.

E foram apenas os dois pontas a permanecer em campo na segunda metade da primeira parte, depois de Paulo Pereira ter feito várias alterações, em toda a primeira linha e no posto específico de pivô. O jogo seguiu controlado na sua totalidade pela Seleção Nacional, que alcançou nove golos à maior aos 21 minutos (16-7). Na reta final da primeira parte, Portugal relaxou um pouco, permitindo uma curta recuperação por parte da seleção norte-americana e ao intervalo, sete golos separavam as duas equipas (19-12)

Gustavo Capdeville, Leonel Fernandes e António Areia estrearam-se na partida na segunda metade e o recomeço voltou a ser positivo para Portugal, que concretizou um parcial 3-0 e alcançou a marca redonda de 10 golos de vantagem (22-12) após três minutos. Quando o cronómetro ultrapassava o minuto 42′, o recém entrado guardião luso dava uma resposta à altura daquilo que Manuel Gaspar tinha feito na primeira parte e a vantagem de Portugal era já de 12 golos, com 30-18 no placard.

A dez minutos do final, Portugal liderava com toda a propriedade por 33-22 e, já com o triunfo praticamente fechado, houve tempo ainda para Miguel Espinha somar minutos entre os postes, o que fez com que todos os jogadores lusos participassem neste segundo jogo da Gjensidige Cup, que fechou com 39-27.

Os Heróis do Mar vão encerrar a participação na Gjensidige Cup 2023, com um duelo frente ao Brasil, este domingo, às 13h15 (hora portuguesa).

Portugal faz o pleno de vitórias frente à França nos sub19

Andebol-Sub-19-07-01-2023

Federação de Andebol de Portugal

A Seleção das Quinas levou a melhor sobre os gauleses no Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior, em Viana do Castelo.

Portugal entrou no segundo embate com confiança, depois da vitória conseguida no dia anterior, com os homens de Nuno Santos a começarem a partida de feição. Após o 2-1, Tiago Sousa abriu o ativo para um parcial de 3-0 que obrigou o técnico francês a parar a partida com apenas sete minutos decorridos. Apesar da paragem técnica, a nova aposta defensiva – 5:1 – voltou a dar oportunidade para Portugal finalizar em contra-ataque, que Tiago Sousa não desperdiçou e alcançou a marca dos cinco golos à maior.

Os gauleses responderam, com dois golos consecutivos mas nova investida lusa colocou a diferença em sete (11-4), sensivelmente a meio do primeiro tempo.

Algumas precipitações no ataque luso permitiram golos em transição por parte dos franceses e nem o bom momento de Gonçalo Morgado entre os postes impediu a aproximação no marcador (13-10). Nuno Santos acabou por dar uso ao seu primeiro time-out com apenas seis minutos por decorrer da primeira parte e Portugal regressou aos cinco golos de vantagem, mas nova investida gaulesa colocou a diferença em três (17-14) aquando da saída para o descanso.

No regresso dos balneários, os franceses voltaram melhor e encostaram o resultado por duas ocasiões (17-16 e 18-17), mas novamente os jovens lusos conseguiram alcançar três golos de vantagem, com João Magalhães a assinar o 20-17.

Com apenas sete minutos jogados do segundo tempo, o técnico francês viu-se novamente obrigado a parar o encontro, como havia acontecido no início do encontro, agora com o marcador a assinalar 22-18 favorável a Portugal.

O jogo seguiu com domínio da seleção das Quinas, embora sem qualquer tipo de margem para erro, pois os franceses aproveitavam todas as ocasiões para finalizar e nova aproximação (25-23) levou Nuno Santos a pedir um time-out, com 12 minutos por jogar.

Apesar da paragem técnica, a França regressou determinada e chegou à igualdade, a 27, resultado que não se verificava desde o apito inicial, com pouco mais de três minutos por jogar. Xavier Barbosa acabou por assinar o último golo do encontro e Gonçalo Morgado a fechar a baliza, garantindo o segundo triunfo diante da seleção francesa, agora por 28-27.

A Cerimónia de Encerramento contou com a presença de Augusto Silva, vice-presidente da Federação de Andebol de Portugal, e de Sérgio Fernandes, Chefe de Divisão da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

© 5941 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.