Quarta-feira 30 de Abril de 0825

FC Porto molhou-se na chuva do Jamor e foi incapaz de vencer um Casa Pia com dez unidades em campo

20221005_anadia vs fcp_ 0022Apesar de ter dominado por completo todo o tempo do jogo, o FC Porto não conseguiu, no Estádio Nacional, vergar a férrea vontade de um Casa Pia que teima em manter-se no quinto lugar da Liba Bwin, desta vez jogando com menos um jogador desde o inicio do segundo tempo.

A principal culpa deste empate coube, por inteiro, à formação dirigida por Sérgio Conceição, que não soube inverter os factores proeminentes na partida, que foi a falta de golos, numa equipa que tem Taremi e Evanilson entre os melhores goleadores da presente época.

Pela chuva, pela falta de visão, táctica e estratégica, ou porque Ricardo Batista (guardião do Casa Pia) esteve atento e muito competente na sua missão de defender, o que fez da melhor maneira, onde também teve o apoio da “dona” felicidade, sempre precisa nos momentos mais difíceis.

Com 25-2 remates, dos quais 9-0 para a baliza – numa posse de bola de 74/26% – até faz impressão como é que os portistas não “molharam” a sopa, como conseguiu o Benfica na partida da véspera, ante o Portimonense (um handicap importante, considerando que na semana que vem os benfiquistas recebem o Sporting no Estádio da Luz), coisas que só o futebol (e o desporto em geral) proporciona.

A defender desde os três minutos de jogo (quando parou um remate forte e rasteiro feito por Uribe), Ricardo Batista soube sempre encontrar a posição para bloquear todos os remates portistas que foram direccionados para a sua baliza, com o último a surgir (86’) e da autoria de Toni Martinez, que o obrigou a voar alto para a agarrar, depois de (70’) ter defendido com os pés um outro remate do mesmo Martinez.

Refira-se ainda que o Casa Pia ficou reduzido a dez unidades (45+1’) quando Lucas Soares viu o segundo amarelo e teve de sair, criando um maior esforço por parte dos seus colegas que, como se viu, conseguiram “armadilhar” o terreno para os portistas.

O FC Porto reagiu sempre a quente, o raciocínio não teve espaço para actuar e o discernimento também ficou na relva molhada da sala de visitas do futebol português.

É verdade que voltou a bater o recorde do número de jogos pela formação portista, deixando José Maria Pedroto para trás, mas os dois pontos perdidos poderão ter influência para o futuro, considerando que o Benfica ficou agora com sete pontos de vantagem, enquanto a equipa portista baixou ao terceiro lugar da classificação, ultrapassado por um Sporting de Braga que ficou agora a seis pontos dos benfiquistas.

E pode ver o Sporting ficar apenas a dois pontos, caso os leões derrotem o Marítimo neste domingo.

Para fechar esta 15ª jornada, jogam-se na tarde/noite deste domingo os encontros Paços de Ferreira-Chaves (15h30), Marítimo-Sporting (18h) e Boavista-Gil Vicente (20h30).

 

© 0825 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.