Terça-feira 16 de Abril de 2024

Desporto de Almada em Congresso da CMA

Congresso do Desporto de Almada,Câmara Municipal de Almada (CMA) organizou o Congresso do Desporto de Almada,“Almada – Território de Desporto”,  no Fórum Municipal Romeu Correia, nos dias 20, 21 e 22 de janeiro.

Numa perspectiva de criar e motivar a discussão pública do Plano Estratégico de DesenvolvimentoDesportivo (PEDD), este congresso juntou mais de uma centena de participantes, entre oradores, agentes desportivos, agentes do poder local e alguns convidados especiais.

A organização construiu um programa com 6 conferências e 12 painéis temáticos, que tiveram como palco o Auditório Fernando Lopes-Graça, a  Sala Pablo Neruda e a Oficinade Cultura.

A cerimónia de abertura contou com apresença do Presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Vítor Pataco,  da Presidente da CMA , Inês de Medeiros e vários vereadores, presidentes das Juntas de Freguesia, e dirigentes locais desportivos.

Congresso do Desporto de Almada,Pela sua competência foram escolhidos um leque de oradores de diferentes áreas, sendo as suas intervenções, mencionadas pelos participantes,  terem uma relevância e importância para a construção do Plano desejado pelo Municipio de Almada.

Dentro intervenções que ocorreram ao longo destes dias,  destacamos as efectuadas pelo Professor Carlos Neto, “O Papel do Jogo, da Brincadeira e da Aventura na Construção da Criança, do Desportista e do Cidadão, a do Professor Jorge Vilela de Carvalho, ” Possibilidades no Financiamento do Desporto”,  a do Dr. Juan Mura “Cidadania, participação e inclusão das comunidades na definição de politicas desportivas” e a do Dr. FedericoTeixeira “Grandes Eventos Desportivos como fator de desenvolvimento local e desportivo – Case-study Costa da Caparica”.

Na preparação desta iniciativa  foram realizadas nos últimos meses pela CMA,  11 reuniões por modalidade existentes no concelho, cinco reuniões nas freguesias e seis reuniões dentro da estruturade departamentos da própria entidade organizadora.

Congresso do Desporto de Almada,O Congresso do Desporto, segundo a organização reuniu 45 contributos escritos dos presentes  e via online  foram feitos 63 que na fase seguinte a terminar o Congresso, sessão formal, vão fazer parte de uma série de outras formas de desenvolvimento da construção do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Desporto (PEDD), nas palavras da presidente Inês de Medeiros o Congresso  “marca uma nova política municipal do desporto nonosso concelho que se pretende que seja cada vez mais eficaz e maispróxima da comunidade”.

Durante os próximos meses vão ser aprofundados os cinco grandes eixos estratégicos que constituem o PEDD:

1. Prática desportiva Promovera melhoria da qualidade da prática desportiva, aumentando os índicesde prática desportiva, nos vários contextos de intervenção.

2.Associativismo Desportivo Estabelecer práticas colaborativas dinâmicas com as Associações Desportivas,no sentido de promover e qualificar a sua intervenção na comunidade, valorizando os seus recursos humanos.

Congresso do Desporto de Almada,3.Infraestruturas Desportivas Qualificaro Território através da melhoria e crescimento da rede de equipamentos desportivos, potenciando a sua utilização.

4.Inovação e Desenvolvimento Sustentável Valorizar o Desporto como meio para a melhoria da acessibilidade, daparticipação e inclusão dos cidadãos na comunidade, promovendo a adoção de práticas inovadoras e sustentáveis nos processos deorganização desportivos.

5.Turismo e Grandes Eventos Potenciar os recursos físicos e naturais do Concelho, promovendo e acolhendo eventos em meio natural, promovendo o território, enquanto destino desportivo e de turismo ativo, através de processos e práticas ambientalmente sustentáveis.

Além deste conjunto de eixos, o vereador Filipe Pacheco referenciou a criaçãode um Conselho Municipal do Desporto, que reúna de forma periódica com o objetivo de refletir e analisar as políticas que estão a ser implementadas, o Plano Estratégico, mas também toda a dimensão do desporto no concelho.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.