Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Projecto “Promise” para o Basquetebol feminino e importância da mulher na modalidade

Basquetebol-ProjectoFeminino-26-01-2023

FPBasquetebol

Decorreu em Barcelona (Espanha), a primeira reunião relacionada com o projeto PROMISE, direcionado para o basquetebol feminino e importância da mulher na modalidade.

A Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) integra o projeto, que é cofinanciado pela União Europeia, e fez-se representar na Catalunha por Cátia Mota e Inês Antunes, elementos do marketing e eventos e departamento técnico, respetivamente, segundo divulgou a Federação Portuguesa da modalidade.

Cátia Mota explicou os fundamentos do projeto e os nossos parceiros no mesmo, referindo que “a FIBA indicou o nome da FPB à Federação Catalã de Basquetebol, que acabou por nos contactar para sermos parceiros neste projeto. O PROMISE visa o desenvolvimento do basquetebol feminino e pretende que todos os parceiros façam diversas ações e criem um plano de promoção e desenvolvimento do basquetebol feminino.

O PROMISE é um novo projeto que surge de uma iniciativa de sete organizações de seis diferentes países (Portugal, Espanha, Bulgária, França, Irlanda e Kosovo) dispostos a contribuir com os seus esforços conjuntos para promover a igualdade de oportunidades para mulheres no basquetebol.

O consórcio do projeto visa uma maior participação de mulheres da nossa modalidade com papéis de responsabilidade, de técnicos a árbitros, envolvendo clubes, federações e famílias. O PROMISE abordará a questão da falta de equidade e igualdade de género no basquetebol, implementando atividades e desenvolvendo ferramentas que irão promover a participação do género feminino em todos os níveis, contribuindo para a melhoria da representação, visibilidade e empoderamento das mulheres”.

A responsável pelo marketing e eventos da FPB abordou aquilo que se passou em Barcelona, acrescentando que “nesta reunião inicial, o Comité Diretor do Projeto apresentou o PROMISE para os meios de comunicação social, instituições e parceiros. O grupo de trabalho terá reuniões de trabalho e avaliação mensalmente e cada parceiro será responsável por tarefas específicas durante os 30 meses de duração do projeto”.

Para finalizar, Cátia Mota destacou a importância da FPB estar associada a mais uma iniciativa e anunciou novidades para Setembro próximo ao afirmar que “isto é muito importante, porque já temos o “Impulso Feminino” e somos parceiros do “Her World, Her Rules” e, agora, o PROMISE é mais uma forma de desenvolvermos e estruturarmos o basquetebol feminino”.

Inês Antunes, por seu lado, foi a voz do entusiasmo quanto a este projeto, sem esquecer a responsabilidade, tendo salientado que “é um projeto desafiante, sem sombra de dúvida. Tanto nós, como os restantes parceiros, estamos totalmente focados em desenvolvê-lo e em alcançar os objetivos propostos. É um conjunto de parceiros com vasta experiência nacional e internacional. Este projeto não deve durar apenas 30 meses. O objetivo de todos é que se desenvolva ao longo de 30 meses, mas que deixe algo para o futuro”.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.