Domingo 19 de Maio de 2024

F. C. Porto venceu pela primeira vez, nesta época, na Champions League em Andebol

Andebol-TaçasEuropeias-08-02-2023

DR / FCP

O FC Porto conquistou, esta quarta-feira, o primeiro triunfo da temporada em curso da Champions League de Andebol, permanecendo no último posto do Grupo A, com três pontos – menos dois que Orlen Wisla Plock – a três jogos do término da Fase de Grupos.

Na receção ao CS Dinamo Bucuresti, com os dragões à procura de reverter a derrota consentida na Ronda 4 da EHF Champions League, na Roménia, por 32-27 e, por conseguinte, conquistar a primeira vitória na maior competição europeia de clubes.

Foi Nikolaj Læsø o primeiro a marcar na cidade invicta, mas os romenos responderam com critério e assumiram o comando do marcador através de Ali Zhein. Os dragões, perante uma defesa com alguma profundidade foram conseguindo encontrar os caminhos para a baliza e Rui Silva devolveu a liderança aos da casa (5-4) à passagem do minuto 10.

Nikola Mitrevski mostrou-se imponente entre os postes azuis e brancos mas, apesar da boa prestação do guardião natural da Macedónia do Norte, foram os homens de Xavi Pascual a conquistar, até então de forma inédita, uma vantagem de três (7-10), tirando proveito de um período de superioridade numérica.

O FC Porto reergueu-se, impulsionado pela boa entrada de Fábio Magalhães – com os dragões a apresentar alguma rotatividade na equipa, nomeadamente com Magnus Andersson a fazer Mamadou Diocou estrear-se com as cores portistas – e acabaram por impor um parcial de 3-0 que se refletiu em nova igualdade com cerca de 21 minutos decorridos.

Antes da saída para o descanso, Rui Silva assistiu Victor Iturriza para o golo que devolveu a liderança aos azuis e brancos (13-12), antes de Xavi Pascual interromper a partida para preparar os instantes finais do primeiro tempo. Apesar da paragem, os dragões ainda alcançaram os dois golos de vantagem, mas ao intervalo registava-se a diferença mínima (14-13).

No reatamento, Xavi Pascual apostou no 7×6, mas foi o FC Porto a sorrir primeiro, com Rui Silva a assinar o terceiro golo da conta pessoal perante a baliza vazia (16-14). À passagem do minuto 10 a história voltou-se a repetir, desta vez com a assinatura de Nikolaj Læsø, num jogo onde cada vez mais os ataques foram pautados e ponderados, parte a parte.

A meio do segundo tempo, António Areia assinou a primeira vantagem de três a favor dos dragões (22-19) obrigando o técnico espanhol a levar o cartão verde à mesa. Apesar da interrupção, foi o FC Porto quem continuou a crescer no encontro, com Sebastian Frandsen a defender as redes portistas.

Jack Thurin obrigou a novo time-out ao colocar a marca de quatro golos à maior no marcador (25-21), mas a diferença chegou aos cinco (27-22) com apenas cinco minutos por jogar. Apesar das investidas dos romenos, os dragões seguiram superiores e garantiram a primeira vitória (32-23) da temporada na EHF Champions League.

Top Player: Nikola Mitrevski – 12 defesas (41% eficácia).

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.