Sexta-feira 29 de Março de 2024

Patrícia Sampaio com bronze no Grand Slam de Tel Aviv

World Judo Tour Grand Prix Portugal  Patricia Sampaio Patrícia Sampaio conquistou a medalha de bronze no último dia do Grand Slam Tel Aviv 2023, que se cumpriu este sábado.

Rochele Nunes (5º lugar) e Jorge Fonseca (7ª posição) também estiveram em destaque.

Patrícia Sampaio (-78 kg) começou a sua prestação na segunda ronda, onde encontrou a número 2 do mundo, a alemã Anna-Maria Wagner (campeã mundial em 2021 e bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio).

Apesar do favoritismo da germânica, Patrícia confirmou o bom momento de forma e chegou à vantagem por ‘wazari’, ainda com mais de metade do combate pela frente. A alemã tentou inverter o marcador, mas a portuguesa conseguiu gerir o confronto e garantir a vitória.

Nos quartos-de-final, contra a experiente japonesa Mami Umeki (14ª do ranking mundial, atual campeã asiática e campeã mundial em 2015), cedeu por ‘ippon’, não conseguindo evitar a projeção da nipónica. Regressou aos triunfos na repescagem, perante Beata Pacut-Kloczko (9ª, vencedora da prova em 2022 e Campeã Europeia em 2021), da Polónia, após um combate equilibrado, decidido por ‘wazari’ da atleta lusa em período de ‘ponto de ouro’.

No último e derradeiro combate, defrontou a israelita Inbar Lanir (nº6 do ranking mundial). Apesar do apoio das bancadas de Tel Aviv, Patrícia Sampaio surpreendeu e pontuou ‘ippon’ logo aos 19 segundos, conquistando a medalha de bronze.

Na categoria +78 kg, Rochele Nunes eliminou a jovem neozelandesa Sydnee Andrews (36ª) no combate inaugural, após pontuar ‘ippon’ em 1 minuto e 29 segundos. Nos quartos-de-final, teve a oposição da jovem israelita Yuli Alma Mishiner (81ª, vice-campeã europeia de cadetes em 2022). A atleta da casa cometeu alguns erros e após 1 minuto e 13 segundos já tinha 2 ‘shidos’ no marcador. A portuguesa acabaria por também ser penalizada com o segundo ‘shido’, mas a judoca de Israel somou o seu terceiro pouco depois, selando a vitória lusa.

A luta pelo acesso à final, contra a turca Kayra Sayit (21ª, campeã europeia em 2021) revelou-se equilibrada. Após 4 minutos sem pontuação, a portuguesa cedeu por acumulação de ‘shidos’ em período de ‘golden score’.

Na luta pelo bronze, defrontou a experiente neerlandesa Karen Stevenson (70ª, subiu este ano para a categoria +78 kg e venceu bronze no Grand Prix Portugal 2023). Apesar do esforço, a judoca dos Países Baixos mostrou-se mais ágil e com mais iniciativa, levando a atleta portuguesa a somar ‘shidos’, sendo penalizada com o terceiro a 1 minuto e 20 segundos do fim. Com este resultado, Rochele Nunes fixou-se no 5º lugar.

Jorge Fonseca (-100 kg) estreou-se com uma vitória na segunda eliminatória, contra o suíço Daniel Eich (21º, bronze no europeu 2022), pontuando ‘ippon’ aos 32 segundos.

Nos quartos-de-final, encontrou o nº6 do mundo, Peter Paltchik (recém-medalha de bronze no Grand Slam Paris 2023). Apesar do apoio do público da casa, o português começou melhor e teve perto de pontuar, mas o israelita conseguiu aguentar, apesar de ser advertido duas vezes (‘shidos’) por falta de combatividade.

Com o passar dos minutos, a fadiga começou a manifestar-se e o combate equilibrou. Após mais de 11 minutos nos tatamis, o atleta da casa conseguiu surpreender o luso e pontuar ‘ippon’ após chave-de-braço.

Com o desgaste deste confronto, recordando que esta prova marcou o regresso do português após lesão, Jorge Fonseca não participou na luta da repescagem (iria defrontar o brasileiro Leonardo Gonçalves) e terminou na 7ª posição.

Recordamos que, nos dois primeiros dias da prova, o melhor resultado alcançado pelos atletas portugueses foi o 5º lugar, por intermédio de João Fernando, na categoria -81 kg.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.