Sábado 30 de Abril de 3087

FC Porto só teve mais bola frente ao Rio Ave mas venceu pelo mínimo na Liga Bwin

FOTOSDACURVAApenas um golo marcado foi o pecúlio que os portistas conseguiram conquistar ante um Rio Ave que vendeu cara a derrota, mais significativo por ter sido no Estádio do Dragão, se bem que tenha somados os indispensáveis três pontos para se manter na perseguição ao líder Benfica.

O facto de ter tido maior posse de bola (59/41%) foi a única positividade alcançada pela equipa de Sérgio Conceição, em termos estatísticos, porquanto se registou um empate (11-11 nos remates, dos quais 4-4 para a baliza) nos outros dois itens.

Os portistas também criaram mais algumas oportunidades para marcar mas a defesa avense soube tornear as dificuldades, ao mesmo tempo que também deu “troco” nesta vertente, com Boateng (22’) a mandar a bola ao poste e André Pereira a recarregar a bola para dentro da baliza, golo não confirmado porque o avançado estava na posição de fora de jogo.

Pouco depois (29’) foi Samaris que, num livre directo e ainda longe da grande área portista, rematou de forma potente com a bola a dirigir-se para a baliza, junto à barra, tendo Diogo Costa desviado a bola por cima e para canto, com o guardião portista a voltar a estar em evidência (30’) para defender um remate de Guga.

A um minuto do intervalo, o Porto chegou ao 1-0 através de um golo obtido por Toni Martinez, no seguimento de um livre marcado por Pepê, com o esférico a seguir para a esquerda, onde Wendel cruzou para junto da pequena área, onde Taremi não se fez ao lance e a bola surgiu nos pés de Toni para desviar para dentro da baliza, ante um desacerto de marcação da defesa avense.

FOTOSDACURVANo segundo tempo, a toada do jogo não teve grandes alterações, tendo os portistas criado mais uma oportunidade para marcar mas o defesa do Rio Ave, Pantalon, tirou a bola da zona de perigo em tempo oportuno.

Nos descontos (+7’), Boateng esteve à beira (90+5’) de chegar ao empate mas falhou o remate.

Um pouco antes (86’), o árbitro do encontro mostrou cartão vermelho ao dirigente portista Luís Gonçalves.

Nos outros jogos deste sábado, registe-se o triunfo (3-1) do Paços de Ferreira no campo do Estoril, numa partida em que os visitantes chegaram aos 2-0 (Butzke, aos 16’ e Thomas, aos 26’), o que deixou os da linha de Cascais “desmoralizados”, pese embora o jogo se tivesse jogado taco-a-taco.

No segundo tempo, o Estoril ainda reduziu para 1-2, por Francisco Geraldes (50’), mas Holsgrove fechou a conta (3-1) ao minuto 64’, baseado no maior número de remates (10-9, dos quais 5-4 para a baliza), tendo o Paços de Ferreira tido ainda a maior percentagem (53/47%) de posse de bola.

Em Portimão, o Portimonense venceu (2-1) o Marítimo – que se afundou mais na linha da descida de divisão – tendo Bruno Xadas (13’) aberto o marcador para os visitantes, com os donos da casa a conseguiram chegar ao empate (84’) com um golo de Maurício, e alcançando o triunfo (90+1’) por intermédio de Welinton Jr, dando corpo a uma maior posse de bola (53/47%).

Neste domingo, jogam Santa Clara-Famalicão (15h30), Braga-Arouca (18h) e Casa Pia-Vitória de Guimarães (20h30).

© 3087 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.