Terça-feira 16 de Abril de 2024

Judocas portugueses no Grand Slam Tashkent (Uzbequistão)

Judo-SlamUzebequistão-02-03-2023 (1)O Grand Slam Tashkent 2023 cumpre-se entre esta sexta-feira e domingo, com a capital uzbeque a receber o terceiro ‘Slam’ do Circuito Mundial 2023, em busca dos pontos para a qualificação olímpica.

Ao longo dos três dias da competição, entram nos tatamis 364 Atletas (173 Femininos e 191 Masculinos) em representação de 49 Países, com Portugal a apresentar seis judocas: Catarina Costa (-48 kg), Joana Diogo (-52 kg), Maria Siderot (-52 kg), Bárbara Timo (-63 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg) e João Fernando (-81 kg).

“Após um excelente campeonato mundial 2022 em Tashkent, voltamos a dar as boas-vindas ao Uzbequistão para mais uma etapa do Circuito Mundial de Judo que promete energia, paixão e habilidade em todos os setores. Tashkent é uma capital repleta de história e progresso, que combina com o Judo por se esforçar em defender os seus valores tradicionais, mas sempre à procura de inovar, elevando os limites da expectativa a novos patamares. Continuamos o nosso IJF World Judo Tour aqui, envolvidos numa apreciação cada vez maior pela situação de saúde global mais aberta, que nos auxilia na jornada para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, que já estão a apenas um ano de distância”, salientou o Presidente da Federação Internacional de Judo, Marius Vizer, no lançamento do evento.

A competição arranca esta sexta-feira, com Catarina Costa (-48 kg), Joana Diogo (-52 kg) e Maria Siderot (-52 kg) na abertura.

Catarina Costa (11ª do ranking mundial) é a cabeça-de-série da sua categoria, começando a sua prestação na segunda eliminatória, onde vai defrontar a vencedora do encontro entre a espanhola Gemma Maria Gomez Antona (54ª) e a uzbeque Mashkhurakhon Azimova (sem ranking).

Na categoria -52 kg, Joana Diogo (28ª) também se vai estrear na segunda eliminatória, contra a vencedora do confronto entre a uzbeque Zukhrakhon Mamurjonova (154ª) e a italiana Martina Castagnola (38ª).

Na mesma categoria, Maria Siderot (68ª) defronta Sayara Rozyyeva (185ª) do Turquemenistão na ronda inaugural, tendo à sua espera (em caso de vitória) na ronda seguinte a 25ª do ranking, Sita Kadamboeva, do Uzbequistão.

As eliminatórias têm início pelas 10h00 locais (05h00 em Portugal Continental).

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.