Sábado 19 de Abril de 1348

Catarina Costa conquistou prata no Grand Slam de Tashkent no Judo

Catarina Costa 2023

JCMyro / JDM 2023

Catarina Costa conquistou a medalha de prata no primeiro dia do Grand Slam Tashkent 2023 (Uzbequistão), tendo a capital uzbeque sido o palco do terceiro ‘Slam’ do Circuito Mundial 2023, que reuniu 364 Atletas (173 femininos e 191 masculinos) em representação de 49 Países.

Além da medalha, Maria Siderot e Joana Diogo conseguiram um quinto e um sétimo lugar.

Catarina Costa (-48 kg) iniciou a prova na 11ª posição do ranking mundial, o que lhe garantiu o estatuto de cabeça-de-série da sua categoria, tendo a portuguesa estreando-se na segunda eliminatória, onde encontrou e eliminou a espanhola Gemma Maria Gomez Antona (54ª), por ‘wazari’.

Nos quartos-de-final, contra a jovem turca Tugce Beder (35ª), assistiu-se a um confronto equilibrado, que terminou sem pontuações no tempo regulamentar. Em período de ‘ponto de ouro’, a judoca lusa conseguiu superiorizar-se e pontuou ‘wazari’, garantindo o triunfo, tendo assegurado a presença na luta pelo ouro, ao ultrapassar a jovem chinesa Wenna Zhuang (119ª, apenas a segunda prova internacional em que compete), num combate em que pontuou ‘wazari’ cedo e conseguiu gerir a vantagem.

Disputou a final com a jovem servia Andrea Stojadinov (28ª, campeã europeia sub-23 em 2021). A portuguesa entrou a dominar e conseguiu traduzir a superioridade em pontos após ‘wazari’. A apenas 2 segundos do fim do tempo regulamentar, a servia conseguiu empatar e levar o combate para ‘golden score’, numa altura em que ambas as judocas tinham dois ‘shidos’. Nessa fase, a atleta lusa continuou a atacar, mas foi penalizada com o terceiro ‘shido’, ganhando a medalha de prata.

Na categoria -52 kg, Maria Siderot (68ª) eliminou Sayara Rozyyeva (185ª) do Turquemenistão, na ronda inaugural. Na segunda eliminatória, encontrou a 25ª do ranking, Sita Kadamboeva, do Uzbequistão. Apesar da vantagem no ranking e do apoio do público da casa, a uzbeque foi surpreendida pela judoca lusa que se mostrou à altura do desafio e venceu por ‘ippon’. Nos quartos-de-final, não conseguiu ultrapassar a chinesa Yingwei Liu (127ª, cumpre a segunda prova internacional). Garantiu o lugar no Bloco de Finais ao eliminar a mexicana Paulina Martinez (41ª) nas repescagens, num confronto em que chegou à vantagem por ‘wazari’ e conseguiu defender o resultado até ao final do tempo regulamentar. Discutiu o Bronze com a nº3 do ranking mundial, Reka Pupp, da Hungria. No primeiro ataque do encontro, protagonizado pela portuguesa, os árbitros investigaram uma irregularidade e desqualificaram (‘hansoku-make’ por ter caído com a cabeça) Maria Siderot, que alcançou o 5º lugar.

Joana Diogo (-52 kg), que ocupa o 28º lugar do ranking, estreou-se na segunda eliminatória, contra a italiana Martina Castagnola (38ª). Após um combate equilibrado, a portuguesa pontuou ‘ippon’ aos 34 segundos de ‘golden score’.  Nos quartos-de-final cedeu perante a húngara Reka Pupp, nº3 do mundo, sofrendo dois ‘wazaris’. Na repescagem, contra a espanhola Ana Perez Box, 13ª do ranking, sofreu ‘wazari’ e não conseguiu inverter o resultado até ao final do tempo regulamentar. Com este resultado, Joana Diogo termina num honroso 7º lugar.

 

© 1348 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.