Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Patrícia Sampaio com medalha de bronze no Grand Slam no Uzbequistão

World Judo Tour Grand Prix Portugal  Patricia Sampaio Patrícia Sampaio conquistou, este domingo, a medalha de bronze no último dia do Grand Slam Tashkent 2023 (Uzbequistão).

Patrícia Sampaio (-78 kg) estreou-se na segunda ronda contra a jovem uzbeque Iriskhon Kurbanbaeva (46ª do ranking mundial). A judoca lusa entrou a dominar, mas a sua adversária conseguiu equilibrar e o tempo regulamentar esgotou-se sem pontos no marcador. Após 46 segundos de ‘golden score’, Patrícia conseguiu o ‘wazari’ que lhe permitiu avançar na prova.

Nos quartos-de-final, contra a japonesa Rika Takayama (24ª, ouro no Grand Slam de Tóquio 2022), não conseguiu evitar o ‘ippon’ da nipónica, marcado no inicio do segundo minuto do combate.

Discutiu o acesso ao bloco de finais com a nº3 do mundo, frente à alemã Anna-Maria Wagner (Campeã Mundial em 2021 e bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio), confronto que foi marcado pelo equilíbrio e entrou em período de ‘ponto de ouro’ sem pontuações. Perto dos 3 minutos de ‘golden score’, foi a atleta portuguesa a encontrar o caminho da vitória, por ‘ippon’, eliminando a germânica pela segunda prova consecutiva.

No seu último e derradeiro combate, perante a jovem eslovena Metka Lobnik (Campeã da Europa de Juniores em 2020), controlou e procurou a pontuação ao longo dos 4 minutos regulamentares, mas sem sucesso. No ‘ponto de ouro’, Patrícia Sampaio demonstrou a sua superioridade, projetando a adversária e pontuando ‘wazari’, que lhe garantiu a conquista da medalha.

Nos primeiros dias da competição, Catarina Costa (-48 kg) alcançou a final e conquistou a medalha de prata. Na categoria -52 kg, Maria Siderot garantiu o lugar nas finais, mas cedeu na luta pelo bronze, alcançando o 5º lugar. Joana Diogo (-52 kg) marcou presença nos quartos-de-final e terminou na 7ª posição.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.