Sábado 27 de Abril de 2024

Criado o Dia Internacional do Desporto

onu logoONU decidiu

A Assembleia-Geral das Nações Unidas aprovou a criação de um Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz, fixando o dia 6 de Abril de cada ano, o que é histórico.

A decisão foi tomada com base no facto de ter sido o dia da cerimónia de abertura dos primeiros jogos da era moderna em 1896, em Atenas, pelos Estados membros das Nações Unidas.
No âmbito desta decisão, as Nações Unidas relembraram ainda o papel fulcral que o Comité Olímpico Internacional desempenha na promoção de estilos de vida saudáveis e na criação de acesso ao desporto ao maior número de pessoas possível em todo o mundo.
O COI e as Nações Unidas têm um compromisso de longa data de promoverem o desporto como uma ferramenta de mudança social, tendo trabalhado em conjunto em variadíssimos projectos, onde se incluem a organização do Fórum Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e Paz, que se realiza a cada dois anos. Desde 2009, o COI passou a deter o estatuto de observador das Nações Unidas.
O Presidente do Comité Olímpico Internacional, acompanhado do n.º 1 do ranking mundial de ténis, Novak Djokovic, salientou, a propósito, que “o verdadeiro valor do desporto é determinado não por palavras escritas, mas pela forma como o desporto é praticado. Sem valores, o desporto é um combate com outro nome. Mas com valores, é um caminho para o entendimento cultural, educativo, de saúde e desenvolvimento económico e social.”
E prosseguiu Jacques Rogge: “Vemos o verdadeiro valor do desporto e da actividade física várias vezes. Ajuda os jovens a aprenderem o valor da auto-disciplina e da definição de valores. Ajuda a construir auto-confiança. Coloca em causa os estereótipos de género. Oferece uma alternativa ao conflito e à delinquência. Ajuda a trazer esperança e um propósito aos refugiados, comunidades pobres e outras pessoas com necessidades. Ajuda os jovens nas escolas, aporta saúde”.
Aguardemos, com expectativa, para ver (e participar) como será o programa do Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz no dia 6 de Abril de 2014.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.