Quinta-feira 28 de Março de 2024

“Desporto Escolar “invade” Vale de Cambra”

 Corta-Mato Nacional Escolar 1O colorido e a alegria foram os ingredientes desde o  primeiro dia do Corta-mato Nacional Escolar, que se realizou na manhã do dia 11 de março, em Vale de Cambra, no Parque Municipal, envolvendo cerca de 900 alunos, oriundos de todo o país, os quais lograram o apuramento nas fases da competição, levadas a cabo ao nível de Escola, local e regional.

 Corta-Mato Nacional Escolar 3A cidade de Vale de Cambra acolheu assim, uma das mais importantes provas desportivas do Desporto Escolar onde foi possível sentir as extraordinárias vivências entre as comitivas e os convívios entre os alunos.

Foi uma inicitiva que envolveu a comunidade educativa envolvendo muitos professores, voluntários e colaboradores da autarquia e as Escolas do concelho e das áreas adjacentes e terminou com a festa da abertura oficial do evento.

 Corta-Mato Nacional Escolar 2A cerimónia de abertura do Corta-mato Escolar ocorreu no Pavilhão Municipal, completamente repleto de alunos, professores, familiares e com diversas entidades convidadas, representativas de diversos contextos, educativos, desportivos e da comunidade local, que testemunharam a um espetáculo com elevado impacto visual e com mensagens centradas na paz, nos valores do respeito e na igualdade de oportunidades para todos.

Na cerimónia, para além das excecionais coreografias e dos momentos musicais, a cerimónia contou com os discursos protocolares das entidades oficiais presente. O Diretor-geral da Educação, Pedro Cunha, enalteceu o “trabalho de todos os professores e das escolas (…) e do Desporto Escolar”, enquanto “motor de desenvolvimento e de promoção da prática regular do desporto”, aproveitando ainda para desafiar os alunos a “contagiarem as suas famílias a praticarem mais atividade física e desportiva”. Por sua vez, o Diretor-geral dos Estabelecimentos Escolares, João Gonçalves, centrou as suas palavras no reconhecimento do papel do Desporto Escolar na inclusão e na integração, salientando também o papel dos professores na afirmação dos valores do Desporto Escolar. Das intervenções anteriores, salienta-se ainda a concordância em relação ao apoio prestado pelo Município de Vale de Cambra, o qual foi inexcedível. De facto, o envolvimento da autarquia revelou-se essencial a todos os níveis, contribuindo para fomentar o compromisso de valorizar o Desporto Escolar.

 Corta-Mato Nacional Escolar 5Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, José Alberto Pinheiro e Silva, regozijou-se pelo facto das entidades organizadoras – Direção-geral de Educação e Direção-geral dos Estabelecimentos Escolares, terem escolhido a cidade de Vale de Cambra para a realização deste Corta-mato Escolar, salientando a importância para o concelho, em acolher estes eventos desportivos, tendo ainda enfatizado o contributo das autarquias para o desenvolvimento desportivo do país.

 

O Corta-mato Nacional Escolar é uma organização das Direções-gerais atrás referidas,  Corta-Mato Nacional Escolar 12345através da estrutura do Desporto Escolar, contando com uma complexa preparação que envolve mais de 300 professores e muitas centenas de funcionários dos agrupamentos de escolas que receberam os alunos participantes.

 

Fotos: Desporto Escolar 2023

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.