Quarta-feira 24 de Abril de 2024

Portugal garantiu presença no próximo Europeu de Andebol de 2024

Andebol-ApuramentoEuropeu-12-03-2023

Federação Andebol Portugal

Heróis do Mar somaram o quarto triunfo no Grupo 1 e confirmaram o sexto apuramento consecutivo para uma grande competição internacional – o Europeu do próximo ano, que vai decorrer na Alemanha em janeiro.

Se dúvidas houvesse, ficaram categoricamente desfeitas este domingo, com Portugal a carimbar o apuramento para o EHF Euro 2024, após nova vitória diante da Macedónia do Norte. Com este desfecho, celebrado em comunhão com os muitos adeptos presentes em Matosinhos, os Heróis do Mar voltam a fazer história ao assegurar o sexto apuramento consecutivo para uma grande competição internacional: Europeus de 2020, 2022 (e agora 2024), Mundiais de 2021 e 2023 e Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

Sem Miguel Espinha Ferreira entre os postes face ao último duelo em Skopje, foi a vez de Gustavo Capdeville assumir a titularidade e a revelar-se fundamental para que Portugal conseguisse celebrar o apuramento diante dos seus adeptos, em Matosinhos.

Andebol-Apuramento-Europeu-12-03-2023

Federação Andebol Portugal

A entrada em jogo até nem foi positiva, com os macedónios a concretizar um parcial de 1-3, em que o primeiro golo luso aconteceu aos três minutos pela mão de Miguel Martins, outra das peças mais influentes na primeira metade.

A reação dos Heróis do Mar, embalados por um forte apoio no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, traduziu-se num contundente parcial de 4-0, com o último golo a ser apontado por Luís Frade, em situação de inferioridade numérica. Com dois golos à maior, Portugal voltou a sentir algumas dificuldades e permitiu que a Macedónia do Norte chegasse de novo, primeiro ao empate (6-6) e, aos 20 minutos, à liderança (7-8), como já não se via desde o 2-3, tendo o intervalo chegado com Portugal a vener por 15-11.

A segunda parte abriu com o guardião de 25 anos a chegar às 10 defesas – com quase 50% de eficácia – e com o parcial português que transitou da primeira parte a ser elevado para 8-0 (18-11), ao fim de quatro minutos.

Perto dos 40 minutos, Kiril Lazarov pediu time-out com o marcador em 21-14, procurando reagir de alguma forma, mas sem sucesso. Entre remates travados pelos postes e golos vistosos, a confiança dos Heróis do Mar era inquebrável e o marcador foi oscilando entre os oito e os cinco golos de vantagem, com praticamente todos os jogardes lusos a assinarem os nomes na lista de marcadores, num resultado de 32-27.

MVP: Gustavo Capdeville – 14 defesas (45% de eficácia)

Top Scorers: Leonel Fernandes, Luís Frade, Victor Iturriza, Miguel Martins e André Gomes – 4 golos cada

Paulo Pereira, selecionador nacional, mostrou-se muito satisfeito com esta conquista, tendo referido que “é mais um crescimento. Apurámo-nos para os Europeus de 2020 e 2022 apenas na penúltima jornada e agora qualificámo-nos na antepenúltima. Isso permite-nos pensar na convocatória seguinte de uma outra forma. Aquilo que me preocupa um pouco é que esta normalidade seja nossa inimiga algum dia. Parece que estamos contentes, mas ninguém saltou muito. Por um lado, é ótimo, porque estamos a habituar-nos a que isto seja normal. Por outro, temos de estar muito atentos, até porque não queremos ser os melhores, mas melhores a cada dia”.

Apesar do primeiro lugar do Grupo 1 estar já garantido, os Heróis do Mar vão ainda disputar dois jogos frente à Turquia e ao Luxemburgo, em abril, para tentar encerrar de forma imaculada os Qualifiers do EHF Euro 2024.

O EHF Euro 2024 tem início marcado para o dia 10 de janeiro de 2024, terminando no dia 28 do mesmo mês e decorrerá na Alemanha, com 24 seleções participantes.

Andebol-CadeiraRodas-12-03-2023

Federação Andebol Portugal

Andebol-CadeiraRodas-F-12-03-2023

Federação Andebol Portugal

 

 

 

 

 

 

 

 

A merecida homenagem aos Campeões em Cadeira de Rodas

Equipados a rigor, os jogadores que levaram Portugal a tocar o céu em Leiria exibiram orgulhosamente as medalhas individuais e os troféus de Campeões do Mundo e da Europa de Andebol em Cadeira de Rodas, aos adeptos portugueses presentes em Matosinhos e receberam uma digna homenagem pelo feito histórico alcançado em novembro passado, em dia de celebração do andebol português.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.