Quinta-feira 28 de Março de 2024

Portugal pela primeira vez no pódio da Taça da Europa de Lançamentos

Atl-TaçaEuropaLançamentos-F-12-03-2023

Federação Portuguesa Atletismo

Pela primeira vez, Portugal subiu ao pódio da Taça da Europa de Lançamentos, com um segundo lugar coletivo, em masculinos, conquistado na competição que reuniu os melhores atletas europeus, em Leiria, este fim-de-semana.

Em femininos, a seleção nacional alcançou o quarto lugar.

Depois do ouro conquistado por Jéssica Inchude no lançamento do peso, foi a vez de o recordista nacional do lançamento do dardo, Leandro Ramos, subir ao lugar mais alto do pódio, com a marca de 78,57 metros, a sua melhor nesta temporada. Liliana Cá conquistou a medalha de prata, com um lançamento de 64,32 metros, a sua melhor marca nesta temporada, que a coloca na segunda posição do ranking mundial.

Leandro Ramos mostrou-se satisfeito com o resultado, tendo referido que “trabalhamos para ganhar esta competição e isso aconteceu, não consegui uma marca melhor, de mais de 80 metros, que era esse o segundo objetivo, mas só posso estar satisfeito”, tendo acrescentado que “vamos concentrar-nos em poder estar na Liga Diamante, como no ano passado, e noutras provas internacionais, para conseguir a qualificação para os mundiais. Em termos de marca, gostaria de me aproximar dos 90 metros”.

Na competição participou outro português, Ilírio Nazaré, que terminou na 10ª posição, conseguindo o seu melhor lançamento no último ensaio, de 67,91 metros.

Liliana Cá começou a sua prestação com três ensaios nulos, conseguindo depois um lançamento de 59,86 metros, realizou a marca que lhe deu a prata à quinta tentativa e fechou a sua participação com a marca de 60,07 metros. Sagrou-se campeã a alemã Shanice Craft, com a marca de 64,88 metros, que a coloca na liderança do ranking mundial.

Atl-TaçaEuropaLançamentos-12-03-2023

Federação Portuguesa Atletismo

Irina Rodrigues, na mesma prova, alcançou 58,97 metros no primeiro lançamento, a sua melhor marca no concurso, no qual terminou na 7ª posição.

João Fernandes bateu o seu recorde no lançamento do dardo sub-23, fixando-o em 67,94 metros ao terceiro ensaio, marca de qualificação para os Campeonatos da Europa Sub-20, que se realizam em Jerusalém, de 7 a 10 de agosto. O português terminou a sua prestação no .º lugar, numa prova ganha pelo ucraniano Artur Felfner, com a marca de 80,09 metros.

Francisco Belo classificou-se na 9ª posição, no lançamento do peso, com a marca de 19,81 metros, numa prova muito disputada. O ucraniano Roman Kokoshko, atualmente em Portugal a representar o Sporting, que entrou nesta competição como líder do ranking europeu, perdeu-a ao terceiro ensaio para Bob Bertemes (Luxemburgo), que lançou 21,21 metros. No entanto, a marca haveria por não resistir muito tempo, já que Kokoshko alcançou os 21,52 metros ao quinto ensaio, arrecadando o ouro e recuperando a liderança do ranking europeu.

Mesmo num “turbilhão de emoções”, como confessou estar, na conferência de imprensa que antecedeu o programa competitivo da Taça da Europa, na sexta-feira, Vânia Silva lançou pela última vez oficialmente engenho que a colocou para sempre na história do atletismo, a 58,67 metros, marca que a colocou na 13.ª posição do lançamento do martelo, numa prova ganha pela britânica Charlotte Payne, que alcançou os 68,89 metros.

A última portuguesa a entrar em competição foi Mariana Pestana, no lançamento do martelo sub-23, que terminou no 7º lugar com a marca de 62,31 metros, recorde pessoal.

No final desta prestação histórica, o vice-presidente da Federação Portuguesa de Atletismo e team leader desta seleção nacional, Rui Vieira, sublinhou a importância desta competição, dos resultados desta seleção e do empenho de toda a equipa, afirmando:

“Portugal tem tradição nesta competição, que é, para o setor dos lançamentos, a prova mais importante de inverno. Em termos coletivos, pela primeira vez, subimos ao pódio, com um segundo lugar em seniores masculinos e ficámos em quarto lugar em seniores femininos. Individualmente, é preciso destacar o resultado dos medalhados Jéssica Inchude, ouro no peso; Leandro Ramos, ouro no dardo, que no ano passado foi segundo classificado em sub-23; e Liliana Cá, prata no disco; mas também a prestação de todos os que se conseguiram superar e bater recordes pessoais. Em nome da Federação Portuguesa de Atletismo deixo um agradecimento aos atletas, aos seus treinadores e aos clubes”.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.