Quarta-feira 24 de Abril de 2024

Nacional de Corta-Mato Curto em Avis para terminar época de inverno

Atl-NacionalCortaMatoCurto-17-03-2023Com a realização, em Avis, neste sábado, dos Campeonatos Nacionais de Corta-Mato Curto, a Federação Portuguesa de Atletismo dá por terminada a época de inverno.

A prova, organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre e o Município de Avis, integra ainda os Campeonatos Nacionais Universitários.

Será a 23ª edição de uma competição implementada pela IAAF (agora World Athletics) no ano 2000, e que a FPA adotou para não mais deixar de a realizar, tendo como objetivo dar espaço a um conjunto de atletas do meio-fundo curto de poderem competir em distâncias mais adequadas (4 km) à sua especialidade.

Com a realização em Avis, esta será a segunda edição da competição no distrito de Portalegre.

As equipas do Sporting e Benfica são as mais tituladas da competição, com oito triunfos cada, pelo que o desempate poderá ser feito neste sábado.

Em femininos, essa distinção cabe ao Sporting de Braga, também com oito triunfos, seguida do Sporting, com sete, e do Recreio de Águeda, com quatro (vencedor das últimas quatro edições).

A grande figura destes campeonatos é o medalhado olímpico e pluricampeão Rui Silva, com 9 títulos individuais. Para além dele, destaque para Anália Rosa, com 5 títulos femininos.

Entre os atletas atuais, destaque para Rui Pinto, com três vitórias entre 2015 e 2019 (ausente este ano), e para Mariana Machado, vencedora entre 2018 e 2020, que está na lista de inscritos, tal como os campeões no ano passado, Neide Dias, do CD Feirense, e Samuel Freire, do Vitória FC (Setúbal).

As provas (perto do Campo de Futebol de Avis) iniciam-se às 14.30 horas.

 

Triatlo Técnico Jovem em Pombal encerra fase da pista coberta

 

A fechar a época de pista coberta, a Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio da Associação Distrital de Atletismo de Leiria e do Município de Pombal, leva a efeito a organização da final nacional do Triatlo Técnico Jovem, na Expocentro, em Pombal.

Esta competição de provas combinadas é destinada às equipas representativas das associações regionais (um atleta por escalão e por prova), que se defrontam numa única jornada.

O programa é composto pelo triatlo técnico para juvenis (masculinos e femininos), que integra as provas de 60 metros barreiras, salto em altura e lançamento do peso, um triatlo mais simplificado, para juvenis (masculinos e femininos), composto pelas provas de 60 metros, salto em comprimento e lançamento do peso, e um triatlo para iniciados (masculinos e femininos), composto pelas provas de 60 metros barreiras, salto em comprimento e lançamento do peso.

A seleção de Lisboa leva larga vantagem em triunfos (10), em 15 presenças nos pódios das 20 edições já cumpridas, seguida pelas equipas de Leiria (quatro triunfos em 17 presenças no pódio) e Santarém (dois triunfos em 10 presenças no pódio).

A competir em “casa”, a seleção de Leiria vai defender o título conquistado no ano passado, com Santarém (vencedora em 2020), Lisboa (vencedora em 2019) e Porto (vencedora em 2018 e 2017) a assumirem-se na luta pelo pódio.

As provas terão o seu início às 13.30 horas deste sábado.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.