Sábado 27 de Abril de 2024

Etson Barros e Mariana Machado campeões nacionais de corta-mato curto

Atl-NacionalCortaMatoCurto-Etsaon-18-03-3023

FPA/Luís Barreto

Etson Barros (Benfica) e Mariana Machado (Sporting de Braga), sagraram-se, em Avis, neste sábado, campeões nacionais de corta-mato curto, numa competição coletiva ganha, em masculinos, pelo Benfica e, em femininos, pelo Feirense.

Mariana Machado sagrou-se campeã nacional de corta-mato curto nesta que foi a quarta vitória em quatro participações nesta competição que não recebia a atleta do Braga desde 2020 (em 2021 não se realizou). A campeã no ano passado, Neide Dias (Feirense) classificou-se este ano na segunda posição, seguida pela sua colega de equipa Solange Jesus, que foi terceira classificada no ano passado.

Mariana Machado assumiu a dianteira na última volta imprimindo um ritmo rápido à prova, que não permitiu a Neide Dias defender o título conquistado, terminado a primeira em 12.41s os 4 km de percurso, com a segunda a precisar de mais 10 segundos para chegar à meta.

Mariana. No final da prova, referiu que “esta é uma prova que me é muito querida, que tem acompanhado o meu crescimento enquanto atleta, infelizmente no ano passado não pude participar, mas estou muito feliz por estar de volta e por voltar a vencer. A minha participação nos europeus de pista coberta não correu como queria, mas estes momentos menos bons fazem parte. Preciso de competir mais a nível internacional e por isso agora vou trabalhar para bater os meus recordes nos 1500 metros e nos 3000 metros e, quem sabe, estar presente nos mundiais”.

Etson Barros (Benfica), segundo classificado no ano passado, não deu hipótese à concorrência e venceu destacado com o tempo de 10.41s, renovando também o título sub-23 conquistado em 2022. Nas posições seguintes classificaram-se, respetivamente, Miguel Moreira (Benfica) e Samuel Freire (Vitória Setúbal), este último vencedor no ano passado.

“O percurso era bastante duro, mas senti-me bem e nos últimos 700 metros avancei e só parei na meta, conseguindo assim a vitória também em absolutos, depois do segundo lugar do ano passado”, salientou Etson Barros, no final.

O atleta do Benfica, que este ano já conquistou, por exemplo, uma medalha de prata nos europeus de sub-23 e se sagrou campeão de Portugal de 1500 metros e campeão nacional de esperanças nos 1500 e 3000 metros, partilhou que está focado na época de ar livre em melhorar as sua marcas e nos objetivos do clube.

Atl-NacionalCortaMatoCurto-18-03-3023

FPA/Luís Barreto

O Benfica foi a primeira equipa, seguida pelo Braga e pelo CAS. No setor feminino, venceu o Feirense, à frente do Águeda e do Sporting Clube de Barga.

Em sub-23, além do campeão Etson Barros, subiram ao pódio João Amaro (Benfica) e João Pais (CAS).

Na prova feminina, sagrou-se campeã Tatiana Moura (ADNO), com o tempo de 12m53s. Na segunda e terceira posição classificaram-se Ana Marinho (CDSSC) e Bárbara Neiva (Benfica).

Beatriz Azevedo, do Sporting, sagrou-se campeã nacional sub-20, cumprindo o percurso em 13.40s, seguida por Rita Costa (Benfica) e Margarida Oliveira (Feirense).

No lado masculino, venceu André Barbosa (Leixões) em 11m15s, seguido por João Pedro Santos (Sporting) e Lourenço Rodrigues (Juventude Ilha Verde).

Coletivamente, do lado feminino, venceu a União Desportiva da Várzea, seguida pelo ADCCJC, no segundo lugar, e pelo Gondomarense, na terceira posição. No setor masculino, a vitória sorriu ao Sporting Clube de Portugal, com o Leixões a subir ao segundo lugar do pódio e a Escola de Atletismo Rosa Oliveira, ao terceiro.

Lara Costa, da União Desportiva da Várzea, venceu em sub-18 femininos, demorando 9m40s a cumprir o percurso de 3 km. A sua colega de equipa, Lara Machado, terminou na segunda posição e fechou o pódio Carolina Correia, do Sporting. Do lado masculino sagrou-se campeão sub-18 João Rodrigues, do Benfica, com o tempo de 8m29s. Em segundo lugar classificou-se Tiago Machado, do Clube Pedro Pessoa, e, em terceiro, Manuel Santos, do Gira-Sol.

Coletivamente, do lado feminino, venceu a União Desportiva da Várzea, seguida pela equipa do Sporting e Clube de Futebol Oliveira do Douro. Do lado masculino, ao lugar mais alto do pódio subiu o Núcleo de Oeiras, na segunda posição classificou-se o Sporting e em terceiro lugar ficou a União de Tomar.

Esta competição foi uma organização conjunta da Federação Portuguesa de Atletismo com a Associação de Atletismo de Portalegre e com o Município de Avis, que, nas palavras do vice-presidente da FPA, Paulo Bernardo, “funcionou muito bem. É sempre bom quando podemos estar descansados quando partilhamos a organização de uma prova desta importância. E foi isso que aconteceu com a Associação de Atletismo de Portalegre e com o Município de Avis”, acrescentou. No que diz respeito à vertente competitiva, Paulo Bernardo admitiu que “o percurso foi concebido para ser desafiante, o que permitiu grandes prestações dos melhores atletas, como o Etson Barros e a Mariana Machado, que estiveram muito bem e estão de parabéns pelo que conseguiram hoje, mas também pela forma como elevam o nosso atletismo e contribuem para o seu reconhecimento internacional”.

O presidente da Câmara Municipal de Avis, Nuno Silva, mostrou-se também bastante satisfeito com esta parceria na organização dos Campeonatos Nacionais de Corta-Mato Curto, tendo salientado que “Avis aposta no desporto e apesar das condições ideais para a prática de modalidades como a canoagem, por exemplo, recebendo seleções de todo o mundo, houve sempre um grande investimento no atletismo, particularmente no corta-mato, que tem grande tradição no concelho. Esta aposta é para continuar”.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.