Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Sporting de Braga atrasou FC Porto e Benfica e aumentou vantagem para dez pontos na Liga Bwin

2023_braga_porto 123

José Pedro Gonçalves

Para além de o Benfica se ter isolado ainda mais e do FC Porto e Braga baixarem a “guarda”, a ronda 25ª (incompleta ainda porque o jogo Gil Vicente-Sporting foi adiado para dia 5 de abril), o Famalicão foi ganhar ao Boavista e o Casa Pia regressou aos triunfos.

Numa partida algo “nervosa” de princípio a fim – nenhuma das equipas pretendia perder e o Braga apenas tinha em mente a vitória – a verdade é que a partida seguiu relativamente equilibrada em termos de manobras (52/48% na posse de bola), se bem que os bracarenses tenham rematado muito mais (14-5) mas apenas 1-2 para a baliza, o que diz bem do “frenesim” que existiu ao longo do jogo.

Com várias oportunidades criadas por ambas as equipas, com maior predominância por parte dos donos da casa, foi líquido que o empate – ainda que não do agrado de ambas as equipas – acabou por ser o resultado mais justo, deixando as decisões acontecerem nas próximas nove jornadas, onde se fará o julgamento final.

O Casa Pia regressou às vitórias e confirmou as expectativas de que poderá ficar no meio da tabela, tendo vencido (2-0) o Marítimo, pese embora os madeirenses tivessem dominado o encontro em quase toda a linha (16-17 remates, dos quais 5-3 para a baliza, numa posse de bola de 39/61%) , ainda que sem saber terem encontrado o caminho para os golos, o que vale os pontos.

Wanderson (41 e 50’) resolveu a questão ao marcar os dois golos dos casapianos, que se mantém na 7ª posição, a par do Arouca.

No último jogo deste domingo, o Famalicão surpreendeu o Boavista no seu próprio campo (2-1), com golos apontados por Pajuelo e Dobre, respetivamente aos 57’ (grande penalidade) e 60’, nos três minutos fatais para os homens do Bessa, que obtiveram o golo de honra por Bozenick (72’).

A classificação, após esta 25ª ronda (com o Sporting e Gil Vicente a terem um jogo a menos), não sofreu – sem sofrerá alterações significativas – com o Benfica a somar 68 pontos, o FC Porto a ficar com 58 e o Braga a chegar aos 56. Segue-se o Sporting (50) que leva dez pontos de avanço do Guimarães, e que poderá ficar a três dos bracarenses se vencer o Gil Vicente no dia 5 de abril próximo.

Nos marcadores, João Mário (Benfica) voltou à liderança, com 17 golos, à frente do seu companheiro de equipa, Gonçalo Ramos (16), com Taremi (FC Porto) e Fran Navarro (Gil Vicente) logo a seguir, com 13 golos.

A próxima jornada (26ª) ainda não tem nem dias nem horas marcadas para os jogos que a compõem.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.