Sexta-feira 29 de Março de 2024

Vasileia Karachaliou sagrou-se vice-campeã da Europa da classe olímpica ILCA 6, representando Portugal

Vela-EuropeuPrata-20-03-2023

Federação Portuguesa Vela

A velejadora Vasileia Karachaliou, em representação de Portugal, sagrou-se vice-campeã da Europa da classe olímpica ILCA 6, ficando apenas atrás da neerlandesa Marit Bouwmeester, por três vezes medalhada nos Jogos Olímpicos, que terminou a prova com 32 pontos.

Na competição que se realizou em Andorra (Itália), a velejadora do Clube Naval de Cascais terminou com 50 pontos, os mesmos que a húngara Maria Erdi, mas conquistou a prata por ter mais vitórias – critério de desempate.

No final da entrega de prémios a velejadora salientou que “estou muito feliz com esta vitória, foi um bom começo para Portugal e este segundo lugar na Europa significa muito para mim”, tendo acrescentado ainda que “foram condições realmente difíceis, pelo que foi muito bom ter feito boas regatas na qualificação porque ajudou muito no final, visto que a disputa na frota de ouro foi muito renhida”.

Sobre o futuro, salientou que “o próximo grande objetivo é em Haia, no Campeonato do Mundo e a primeira qualificação para Paris, e onde quero voltar a atingir o pódio”.

Ainda na frota ILCA 6 feminina, mas fora do grupo de ouro, Luísa Peres acabou no 32º lugar da frota de prata, 88ª na classificação geral, tendo subido três postos.

Na classe olímpica masculina ILCA 7, onde estiveram em competição 186 velejadores, Eduardo Marques, que era 12º à entrada para o último dia, acabou por fechar o Europeu no 23º posto, depois de um bom início de campeonato onde chegou a estar nos primeiros lugares.

Já Santiago Sampaio, a competir na frota de ouro com Eduardo Marques, acabou no 31º posto, enquanto na prata José Mendes fechou em 24º e Lourenço Mateus em 30º, respetivamente 86º e 94º da classificação geral, e no bronze Pedro Garcia terminou em 45º, 169º da geral.

Vela-EuropeuPrata--20-03-2023

Federação Portuguesa Vela

Em ILCA 6 masculino, que não é olímpico, João Pontes, que ao longo do campeonato ainda disputou o pódio, foi sexto, quinto Sub-21, tendo terminado com 76 pontos, a 36 dos lugares do pódio da classe.

Bacardi Cup 2023: Frederico Pinheiro de Melo 5º em Star

Numa frota de 73 Stars em competição, o velejador Frederico Pinheiro de Melo, do Clube Naval de Cascais, esteve a muito bom nível ao terminar em 5º lugar da geral e subindo ao último lugar do pódio na categoria Master, à proa do suíço Piet Eckert.

Outro português neste campeonato foi Afonso Domingos (Clube Naval de Cascais), à proa de John Harald Orneberg, classificando-se na 67º posição, na competição que se efetuou em Miami.

Na classe j70, com 33 barcos no campo de regata, os portugueses Bernardo Freitas e Gonçalo Ribeiro, a bordo do mexicano “Black Mamba” fecharam o Top10.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.