Sexta-feira 29 de Abril de 2472

Guilherme Silva conquistou medalha de bronze na Taça da Europa de Judo em juniores

Guilherme Silva Medalha de Bronze 

FP Judo

Guilherme Silva conquistou a Medalha de Bronze no último dia da Taça da Europa de Juniores – Coimbra 2023 que se cumpriu no Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia, em Coimbra.

Guilherme Silva (-100 kg) estreou-se na primeira ronda, com uma vitória por ‘ippon’ sobre o espanhol Beka Ashadze. Somou o segundo triunfo nos quartos-de-final perante o sueco Lukas Roswall (que viria a vencer a terceira medalha de bronze em Taças da Europa de Juniores), novamente por ‘ippon’.

Falhou, depois, o acesso à luta pelo ouro, ao ceder na semifinal contra o italiano Francesco Basso (Vice-campeão Europeu de Cadetes em 2021), sofrendo ‘ippon’ a 1 minuto e 23 segundos do fim do tempo regulamentar. No seu último e derradeiro combate, encontrou o espanhol Roman Cabello. O judoca luso adiantou-se ao aplicar ‘wazari’ e geriu a vantagem até aos últimos 34 segundos do confronto, altura em que confirmou a vitória por ‘ippon’.

Na categoria -57 kg, Maria Silveira cedeu na primeira ronda perante a francesa Chloe Deversain, num combate em que pontuou ‘wazari’, mas não conseguiu evitar o ‘ippon’ da gaulesa. Alcançou a primeira vitória na repescagem, eliminando a espanhola Alba Gimenez por ‘ippon’.

Voltou a triunfar no confronto seguinte, contra a austríaca Verena Hiben, após um combate equilibrado que terminou com a acumulação de ‘shidos’ da atleta da Áustria. A portuguesa garantiu a presença no Bloco de Finais, ao ultrapassar a polaca Wiktoria Dziob na última ronda das repescagens, após pontuar ‘ippon’ a 2 minutos e 5 segundos do fim. Na luta pela medalha de Bronze, contra a italiana Stefania Solina, sofreu ‘wazari’ e não conseguiu inverter o marcador, terminando num honroso 5º lugar.

Recorda-se que Portugal terminou o primeiro dia da prova no 7º lugar entre os 22 países presentes na prova, após a conquista de 3 Medalhas – Tais Pina (Prata), Bernardo Tralhão Fernandes (Bronze) e Maria Colito (Bronze).

Com os resultados deste domingo, Portugal desceu para a 11ª posição, com um total de 4 Medalhas (1 Prata e 3 Bronze), além de 2 quintos e 2 sétimos lugares.

A França manteve a liderança da tabela, finalizando com 3 Medalhas de Ouro, 3 de Prata e 8 de Bronze conquistadas. Itália (2 Ouro, 6 Prata e 2 Bronze) e Espanha (2 Ouro e 5 Bronze), que passou o Cazaquistão, fecham o pódio.

A Taça da Europa de Juniores – Coimbra 2023 integra o Circuito Europeu de Juniores e reuniu alguns dos melhores jovens judocas do mundo, num total de 360 Atletas (148 Femininas e 212 Masculinos), em representação de 22 Países.

Portugal esteve representado com 88 Judocas (30 Femininas e 58 Masculinos).

Último dia do Grand Slam de Tbilisi 2023

Rochele Nunes (+78 kg) não conseguiu superar a neerlandesa Karen Stevenson (39ª nos +78 kg, após ter subido de categoria de peso no início deste ano) no seu combate inaugural. O encontro foi equilibrado, com ambas as atletas a pontuarem ‘wazari’, mas com menos de 40 segundos no marcador, a judoca dos Países Baixos conseguiu o ‘ippon’, vencendo a portuguesa pela segunda prova consecutiva.

O Grand Slam Tbilisi 2023 teve lugar na capital georgiana e reuniu 419 Atletas (198 Femininos e 221 Masculinos) em representação de 61 Países.

Nos dois primeiros dias da competição, o melhor resultado alcançado por Atletas Lusos foi um 7º lugar, registado no dia inaugural, por Rodrigo Lopes (-60 kg).

 

© 2473 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.