Segunda-feira 29 de Abril de 1213

Patrícia Sampaio conquistou medalha de bronze no Grand Slam de Antalya (Turquia) em Judo

World Judo Tour Grand Prix Portugal  Patricia Sampaio Patrícia Sampaio conquistou a medalha de bronze no último dia do Grand Slam Antalya 2023, com a cidade turca a receber o último teste antes do Campeonato do Mundo de Doha, que contou com a presença dos melhores judocas do mundo.

O último dia do evento foi dedicado às categorias mais pesadas, com dois portuguesas em ação: Patrícia Sampaio (-78 kg), 14ª no ranking, eliminou Migle Dudenaite (49ª) na ronda inaugural, após acumulação de ‘shidos’ da lituana.

Enfrentou a eslovena Patricija Brolih (27ª) na segunda eliminatória. Após um combate equilibrado, sem pontuações no tempo regulamentar, a portuguesa voltou a triunfar por acumulação de ‘shidos’ da adversária, em período de ‘ponto de ouro’.

Nos quartos-de-final, teve a oposição da nº2 do mundo, Anna-Maria Wagner, da Alemanha. Apesar do favoritismo da germânica (Campeã Mundial em 2021 e Bronze nos Jogos de Tóquio), Patrícia Sampaio alcançou o ‘ippon’ em apenas 33 segundos, vencendo a nº2 do ranking mundial pela 3ª vez em 2023. Falhou o acesso à luta pelo ouro, ao ceder na semifinal contra a francesa Audrey Tcheumeo (8ª do ranking, atual Bicampeã do Grand Slam Paris), num combate em que começou melhor ao pontuar ‘wazari’, mas não conseguiu evitar o ‘ippon’ da gaulesa.

Na luta pelo pódio, perante a italiana Linda Politi (55ª) começou da melhor forma ao pontuar ‘wazari’ aos 11 segundos e, cerca de um minuto depois, confirmou a vitória ao pontuar novamente ‘wazari’. Com este resultado, Patrícia Sampaio conquista a Medalha de Bronze.

Na categoria +78 kg, Rochele Nunes (12ª do ranking) começou a sua prestação na segunda ronda, onde eliminou a colombiana Brigitte Carabali (101º), por duplo ‘wazari’. Somou o segundo triunfo na prova perante a jovem Sophio Somkhishvili (19ª), pontuando ‘wazari’ e imobilizando a georgiana de seguida, alcançando ‘ippon’.

Nos quartos-de-final, encontrou a nº 8 do mundo, Shiyan Xu (atual Vice-campeã Asiática). Apesar do esforço da portuguesa, a chinesa esteve melhor e venceu por duplo ‘wazari’. Na repescagem, em busca do acesso ao Bloco de Finais, enfrentou a jovem Hilal Ozturk (18ª, atual Campeã Europeia Sub-23). O confronto foi equilibrado, mas à passagem do segundo minuto, a turca obrigou a atleta lusa a desistir na sequência de uma técnica de submissão. Com este resultado, Rochele Nunes termina numa honrosa 7ª posição.

Recorda-se que nos primeiros dias da competição, Maria Siderot (-52 kg) e Bárbara Timo (-63 kg) alcançaram o 5º lugar e Telma Monteiro (-57 kg) terminou na 7ª posição.

© 1213 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.