Segunda-feira 29 de Abril de 1252

Pedro Pichardo recebeu obra de arte, homenagem do COP

Homenagem Porta Pedro Pichardo

COP

O vencedor do Triplo Salto em Tóquio 2020 foi o quarto campeão olímpico a receber a porta de homenagem do Comité Olímpico de Portugal.

Pedro Pichardo, um dos cinco campeões Olímpicos de Portugal, foi esta sexta-feira homenageado pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) no Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal com a entrega da peça artística que distingue os atletas que subiram ao mais alto lugar do pódio em Jogos Olímpicos.

José Manuel Constantino, presidente do COP, na ocasião agradeceu ao campeão em Tóquio 2020: “Esta porta significa um sentimento de gratidão e de reconhecimento por aquilo que tu tens feito pelo desporto nacional e por Portugal. Esta é a nossa forma muito simples de te agradecer e de testemunhar esse agradecimento através da porta.”

“Este é também um reconhecimento à família Pichardo, que escolheu Portugal para viver, para que o seu filho possa desenvolver a sua atividade desportiva ao mais alto nível e estamos naturalmente muito satisfeitos por isso. E é também um reconhecimento à Câmara Municipal de Setúbal, que tem tido um papel que está muito além do papel desportivo. É um papel essencial e, sobretudo, social no apoio ao Pedro, mas também no apoio à família Pichardo”, acrescentou o presidente do COP.

“Gostaria de agradecer ao Comité Olímpico e à Câmara de Setúbal pelo apoio que me têm dado. Agradeço ao Telmo Guerra [autor], que fez a porta, em nome da minha família. Estou muito feliz pela porta, é muito bonita.” disse Pedro Pichardo, quando agradeceu o reconhecimento.

Diana Gomes, presidente da Comissão de Atletas Olímpicos, reforçou o agradecimento a Pedro Pichardo “por tudo aquilo que deu ao desporto” e apontou ao futuro: “Tal como a porta simboliza, as portas abrem-se, há caminhos novos, mas eu sei que tu vais continuar este caminho, que ainda tens muito para nos trazer.”

Em representação da Câmara Municipal de Setúbal esteve Pedro Pina, vereador da Cultura, Desporto, Direitos Sociais, Saúde e Juventude, que reforçou o “valor simbólico das portas nas vidas das pessoas”: “Setúbal abriu as portas ao Pedro e à família Pichardo, mas estas portas não se fecham. Embora tenham uma chave e uma fechadura, podemos levar a chave porque a porta de Setúbal nunca está fechada para o Comité Olímpico de Portugal, para o Pedro e para todos aqueles que queiram fazer desta condição e desta e Comité Olímpico de Portugal forma de estar uma perspetiva de olharmos com confiança e com esperança a vida e a forma de estar no desporto.”

As portas que estão a ser entregues são uma obra artística do português Telmo Guerra, natural da Covilhã, mas emigrante na Suíça desde 2012. O artista gosta de trabalhar essencialmente em gravura de rostos pela capacidade que têm de “desassossegar”.

Apesar de utilizar todo o tipo de materiais, gosta de utilizar as portas pelo seu simbolismo de novos começos, oportunidade e desafios.

O campeão olímpico do Triplo Salto em Tóquio 2020 foi o quarto a receber a porta de homenagem depois de Carlos Lopes, Nelson Évora e Fernanda Ribeiro

© 1252 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.