Segunda-feira 29 de Abril de 2024

Catarina Costa abre Mundial de Judo neste domingo em Doha

Catarina Costa 2023

JCMYRO / Jogada do Mês

A número 6 do ranking mundial (-48 kg), Catarina Costa vai começar a sua prestação no Mundial de Judo – que este domingo se inicia em Doha – na segunda ronda, defrontando a vencedora do confronto entre Amanda Lima (24ª), do Brasil, e Jacqueline Solis (64ª), da Guatemala.

Raquel Brito (68ª do ranking mundial, 20 anos) estreia em Campeonatos do Mundo de Seniores frente à jovem Aksoltan Hojageldiyeva (92ª, de 19 anos), do Turquemenistão, enquanto nos -60 kg, Rodrigo Lopes (31º) tem encontro marcado, na segunda eliminatória, com o nº 1 do mundo, Yung Wei Yang (atual Vice-campeão Olímpico), da Taipé Chinesa

Os primeiros combates têm início marcado para as 11h00 locais (09h00 em Portugal Continental).

O Campeonato do Mundo de Judo – Doha 2023 começa este domingo, concluindo-se no dia 14 de maio. A capital do Qatar recebe 657 Atletas (314 Femininas e 343 Masculinos) em representação de 99 Países, entre os quais 11 Judocas Portugueses.

Durante os próximos sete dias, os melhores judocas do mundo vão disputar os ambicionados títulos de campeão, numa fase decisiva da qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Sete meses após a última edição da prova, onde a portuguesa Bárbara Timo conquistou uma medalha de bronze, a comitiva lusa rumou a Doha com ambições de melhorar os resultados de Tashkent.

A seleção portuguesa é composta por 11 Judocas – Catarina Costa (-48 kg), Raquel Brito (-48 kg), Maria Siderot (-52 kg), Joana Diogo (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Bárbara Timo (-63 kg), Joana Crisóstomo (-70 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg), João Fernando (-81 kg) e Anri Egutidze (-81 kg), que são acompanhados pelos Treinadores Pedro Soares e Marco Morais.

No lançamento do evento, o Presidente da Federação Internacional de Judo – Marius Vizer afirmou que “este segundo campeonato do mundo do período de qualificação olímpica de Paris 2024 é disputado numa cidade onde desfrutaremos da mistura perfeita de espetáculo, excelência e amizade. Atletas de todos os continentes vão ser bem recebidos aqui mais uma vez. Enquanto nos dirigimos para Paris 2024, vamos mostrar a nossa modalidade em Doha, num ambiente que prioriza a segurança, o jogo limpo e a inspiração. É uma grande honra partilhar esta semana de incrível judo com vocês e agradecer pelo apoio durante este curto, mas extraordinário ciclo olímpico, celebrando o judo ao mais alto nível”.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.