Sexta-feira 29 de Março de 2024

Roberto Martinez escolheu 26 jogadores para a segunda fase do apuramento para o Europeu’2024

FPF-Selecção-Convocafos-29-05-2023

Federação Portuguesa Futebol

O selecionador nacional, Roberto Martínez, divulgou esta segunda-feira, a lista de convocados para os jogos da seleção nacional diante da Bósnia e Herzegovina e Islândia, marcados para 17 e 20 de Junho próximo, de apuramento para o Europeu’2024.

A única novidade que surge, quanto aos escolhidos. É a chamada de Toti Gomes, português que está a jogar no Wolverhampton Wanderers, de Inglaterra.

A lista completa é a que se apresenta:

Guarda-redes - Diogo Costa (FC Porto), José Sá (Wolverhampton Wanderers) e Rui Patrício (AS Roma);

Defesas - Diogo Dalot (Manchester United), Nélson Semedo (Wolverhampton Wonderers), João Cancelo (Bayern Munich), Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund), Danilo Pereira (PSG), Pepe (FC Porto), Rúben Dias (Manchester City), António Silva (Benfica), Gonçalo Inácio (Sporting), Toti Gomes (Wolverhampton Wanderers).

Médios - João Palhinha (Fulham), Rúben Neves (Wolverhampton Wanderers), Bruno Fernandes (Manchester United), Otávio Monteiro (FC Porto), Renato Sanches (PSG) e Vitinha (PSG);

Avançados - Ricardo Horta (Sporting Braga), Bernardo Silva (Manchester City), Rafael Leão (AC Milan), João Félix (Chelsea), Cristiano Ronaldo (Al Nassr), Gonçalo Ramos (Benfica) e Diogo Jota (Liverpool).

Nestes encontros, os jogadores da seleção nacional vestirão os novos equipamentos oficiais da FPF, disponíveis na Loja Oficial da Seleção.

Roberto Martinez achou “que Junho é uma altura muito difícil. A Bósnia tem o Dzeko, que vai jogar a final da Liga dos Campeões. É normal. Os nossos jogadores estão preparados para descansar, o que é importante, e depois vão fazer uma preparação para chegarem ao estágio com frescura mental, mais do que física. É importante que estejam preparados mentalmente. A minha experiência de estágios em junho é que é algo delicado, mas vamos preparar os jogos da melhor maneira possível”.

Adiantou que “A Bósnia é uma equipa que joga com um espírito muito bom. Vi-os no Mundial’2014 no Brasil. É uma seleção muito competitiva. Têm um treinador novo, jogam numa estrutura muito boa para os jogadores chave que têm como Dzeko ou Krunic. Jogam com clareza. O jogo deles contra a Islândia foi ao nível da equipa que são. Contra a Eslováquia, não conseguiram fazer uma boa primeira parte. Será um jogo importante e precisaremos de estar ao mais alto nível”.

Frisou também que “o estágio em Março foi muito bom, o ambiente foi muito positivo. Acho que temos que respeitar o João Mário. É um profissional exemplar. Foi uma decisão pessoal que precisamos de respeitar e vamos guardar as memórias dele com a Seleção. Foi campeão europeu, fez 56 jogos, mais de 130 com a Federação. Não acho que seja uma situação negativa, é uma situação natural. Fazia parte da convocatória, mas o João e o Benfica, assim como a Seleção e a Federação, temos uma boa relação. Ainda não falei com ele, mas vamos falar de forma natural e agradecer o seu papel na Seleção. É uma situação natural e cordial”.

Quanto à chamada de Toti, salientou que é um jogador muito interessante para nós porque tem diferentes valências relativamente a outros centrais da Seleção. É físico, muito forte nos duelos, é esquerdino. Os seus jogos no Wolverhampton foram muito bons. Não se trata de excluir jogadores, trata-se de decidir tendo em conta caraterísticas diferentes. Precisamos de ter jogadores com capacidades distintas na seleção e acho que o Toti pode oferecer isso. Pote? Gosto muito dele. É um jogador que marca a diferença no Sporting. Procuramos jogadores com capacidades específicas para estes jogos e acho que temos que tomar decisões relativamente a muitos deles”.

Sobre o diálogo com os jogadores, referiu que “as nossas portas estão sempre abertas. Gosto de trocar ideias com o Rafa, com o João, com todos. Vi o Nélson Semedo como um jogador que jogou bem consistentemente ao longo de seis meses. Diogo Dalot e Nélson serão laterais direitos, Cancelo e Guerreiro jogarão à esquerda. Sei que o Cancelo pode fazer essa posição, jogou os últimos jogos no Bayern nessa posição. Temos muitos jogadores nessas posições”.

 

Tendo-se previsto que o jovem João Neves seria também uma estreia, o seleccionador nacional salientou que “João Neves é um regalo para a vista, é uma maravilha vê-lo, gosto muito dele. Temos responsabilidade de não queimar etapas de formação. Para a pessoa e para o jogador. O João foi um jogador diferente nos últimos seis jogos. Foi decisivo para os sub-19 em março e agora foi muito importante no Benfica. Temos que ter paciência com a formação dele. É muito fácil para mim chamar um jogador como ele, mas precisamos de lhe dar o que ele precisa”.

Portugal, recorde-se, enfrenta, no terceiro jogo do Grupo J para o Euro 2024, a Bósnia e Herzegovina, dia 17 de junho (19h45), no Estádio do Sport Lisboa e Benfica, e a Islândia, dia 20 de junho, no Estádio Laugardalsvöllur, em Reiquiavique (19h45 – hora portuguesa).

O Grupo J conta ainda com a presença das seleções da Eslováquia, Luxemburgo e Liechtenstein

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.