Terça-feira 30 de Abril de 1686

30ª Volta a Portugal do Futuro – 3º Grande prémio CMTV está de volta

Ciclismo-VoltaFuturo-30-05-2023

Podium Events

30 anos a fazer Campeões

“Sustentabilidade Sobre Rodas” é, mais uma vez, o mote da principal competição portuguesa de ciclismo Sub-23 que decorre de 1 a 4 de junho, para cumprir a missão de sempre: 30 anos a fazer campeões.

A 30ª Volta a Portugal do Futuro / 3º Grande Prémio CMTV foi apresentada esta terça-feira no complexo Desportivo Abraço Verde, nas Caldas da Rainha, apadrinhada por João Almeida, ciclista que fez história este domingo ao terminar o Giro no terceiro lugar do pódio.

“A Volta ao Futuro é uma das corridas mais importantes em Portugal. Não temos muitas corridas de Sub-23 no nosso país e acho que esta merece destaque. Temos o exemplo do Rúben Guerreiro que venceu a Volta a Portugal do Futuro e que agora está lá fora”, declarou o ciclista natural de Caldas da Rainha na cerimónia de apresentação.

O evento é uma parceria Podium Events e o Grupo Cofina e assinala o 10º aniversário da estação televisiva. A CMTV estará em direto das partidas e chegadas aliando o esplendor da paisagem à vertente competitiva e outros órgãos do grupo, nomeadamente Jornal Record e Correio da Manhã vão potenciar a cobertura mediática do evento.

A Sociedade Ponto Verde dá nome à Camisola Amarela que será discutida em quatro etapas por 120 ciclistas de 20 equipas. A Camisola Verde, classificação por pontos, é apadrinhada pela PSG enquanto a Camisola Azul, do prémio da montanha, contará com o apoio da Exclusivagora. Os Jogos Santa Casa serão os responsáveis pela Camisola Branca correspondente à classificação da juventude.

A prova que desde 1993 tem dado a conhecer boa parte dos principais ciclistas portugueses das últimas décadas começa a 1 de junho, nas Caldas da Rainha, e termina no domingo, dia 4, em Águeda, ao fim de quase 550 quilómetros.

Alguns dados relativos a cada etapa.

1ª Etapa / 1 de junho – Caldas da Rainha – Pombal (142, 4 km)

A primeira etapa levará o pelotão de Caldas da Rainha até Pombal. A jornada de 142,4 quilómetros, a mais longa da competição, vai começar às 12h00, hora de partida de todas as etapas. A chegada está prevista para as 15h45. É uma etapa com metas volantes, em S. Martinho do Porto, Praia da Vieira e Mata Mourisca e duas contagens de montanha na passagem pela Nazaré (4.ª cat.) e Ereiras (3.ª cat.). Este último Prémio de Montanha está a menos de 17 quilómetros da chegada, o que pode fazer alguma seleção entre os corredores na parte final do percurso.

2ª Etapa / 2 de junho – Figueiró dos Vinhos – Castelo Branco (140,7 km)

Ao segundo dia, o jovem pelotão parte de Figueiró dos Vinhos em direção a Castelo Branco. Serão 140,7 quilómetros na região centro do país com três metas volantes, Castanheira de Pêra, Sertã e Oleiros, e três contagens de montanha. Duas de 3.ª categoria e a última, a 13 quilómetros da meta, de 4.ª. categoria. A chegada vai acontecer no empedrado da Avenida Nuno Alvares que em Castelo Branco é o palco privilegiado dos finais de etapa da Volta a Portugal dos profissionais.

Ciclismo-VoltaFuturo--30-05-2023

Podium Events

3ª Etapa / 3 de junho – Sernancelhe – S. Pedro do Sul/Serra São Macário (127,5 km)

A terceira tirada tem concentração e partida em Sernancelhe, Terra da Castanha. Será a mais curta da competição, mas provavelmente a mais decisiva pelo final em São Pedro do Sul. Os 127,5 quilómetros terão dificuldades logo de início com a subida de 3.ª categoria no Carregal. A meio da corrida há uma nova subida de 3.ª cat. em Vilar do Monte e a nove quilómetros da chegada, a subida mais dura da competição, acontece em plena Serra de São Macário. A meta coincide com contagem de primeira categoria. Nesta etapa ainda se destacam as metas volantes de Vila Nova de Paiva, Bodiosa e São Pedro do Sul.

4ª Etapa / 4 de junho – Murtosa – Águeda (136 km)

No último dia de prova, o pelotão fará a ligação entre a vila da Torreira (freguesia do município da Murtosa), na região de Aveiro e Águeda, num percurso com 136 quilómetros. É uma etapa quase toda em formato de circuito com três passagens pela meta, antes da chegada. Serão três passagens contabilizadas como metas volantes que podem gerar luta acesa pelos pontos e segundos de bonificação. Além das passagens pela linha de chegada, o pelotão enfrentará igualmente três passagens pelo Prémio de Montanha de 4.ª categoria em Belazaima do Chão que vai ajudar a decidir as contas da classificação do Rei dos Trepadores. A avenida 25 de Abril, em Águeda, irá aplaudir o final da etapa e consagrar os diversos vencedores da 30ª Volta a Portugal do Futuro/3º Grande Prémio CMTV Camisola Amarela.

As equipas presentes são: Equipo Essax, Credibom La Aluminios Marcos Car, Óbidos Cycling Team, Portos Windmob, Santa Maria da Feira Segmento D’época, Fonte Nova Felgueiras, Supermercados Froiz, Acdc Trofa, Glassdrive q8 Anicolor, Porminho Team sub 23; Retelec Ambilamp Team Cycling Galicia, Abtf Betão Feirense, Bicicletas Rodriguez Extremadura, High Level Gsport Grupo Tormo, Kelly Simoldes Udo, Maglia Tecnosylva Bembibre, Maia Radio Popular Paredes Boavista, Rias Baixas e Zamora Enamora Cycling Team.

Os últimos vencedores foram André Domingues (Efapel) e Gabriel Rojas (Essax), respectivamente em 2021 e 2022.

A 30ª Volta a Portugal do Futuro / 3º Grande Prémio CMTV tem como patrocinadores oficiais das Camisolas a Sociedade Ponto Verde, Jogos Santa Casa, Exclusivagora e PSG.

São patrocinadores oficiais a Carclasse, Continental, Lusíadas Saúde, Vitalis, Delta Cafés, Thule, Cube, Doublet, Pacto, Atlaticare, Instituto Geográfico do Exército e Infraestruturas de Portugal.

O parceiro institucional é o Turismo do Centro e os parceiros de média a CMTV, Jornal Record e Correio da Manhã.

Os municípios anfitriões são Caldas da Rainha, Pombal, Figueiros dos Vinhos, Castelo Branco, Sernancelhe, São Pedro do Sul, Murtosa e Águeda.

© 1686 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.