Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Convocados 25 jogadores para o Europeu de Futebol Sub21

FPF-EuropeuSub21-RuiJorge-31-05-2023

FPF

Rui Jorge divulgou, esta quarta-feira, a lista dos 25 jogadores convocados (de uma lista final de 23 jogadores), para a seleção nacional de Sub-21, com vista ao Europeu de futebol desta categoria, que decorrerá na Geórgia e Roménia.

Portugal integra o grupo A deste Europeu e vai jogar as três partidas em Tbilisi (Geórgia), sendo que a estreia acontecerá a 21 de junho, diante da congénere local.

O segundo encontro, frente aos Países Baixos, vai decorrer a 24 de junho e o terceiro e derradeiro desafio desta fase de grupos será diante da Bélgica, no dia 27 de junho. Todos os encontros serão disputados às 17h00 de Portugal Continental, mais três horas na Geórgia.

A concentração da Equipa das Quinas está agendada para o dia 7 de junho, até às 13h00, na Cidade do Futebol, local onde ficará até dia 12. Segue-se um dia de folga, com o grupo final de 23 jogadores a concentrar-se, de novo, no dia 14 para prosseguir os trabalhos. A viagem para Tbilisi acontece durante a tarde do dia 15.

A lista completa de convocados é a seguinte:

Guarda-redes: Celton Biai (Vitória Guimarães), Francisco Meixedo (FC Porto) e Samuel Soares (Benfica);

Defesas: Alexadre Penetra (Famalicão), André Amaro (Vitória Guimarães), Bernardo Vital (Estoril), Leonardo Lelo (Casa Pia), Nuno Tavares (Olympique de Marseille), Tomás Tavares (Spartak Moscow), Tomás Araújo (Gil Vicente);

Médios: Afonso Sousa (Lech Poznan), David Costa (Lens), André Almeida (Valência), Fábio Vieira (Arsenal), João Neves (Benfica), José Carlos (Vitória Guimarães), Paulo Bernardo (Paços de Ferreira), Samuel Costa (Almería), Tiago Dantas (PAOK) e Vasco Sousa (FC Porto);

Avançados: Fábio Silva (PSV Eindhoven), Francisco Conceição (Ajax), Henrique Araújo (Watford), Pedro Neto (Wolverhampton Wanderers) e Vitinha (Olympique de Marseille);

A restante programação será disponibilizada oportunamente. Programa sujeito a alterações.

Rui Jorge falou sobre a selecção nacional sub-21

Após o anúncio da lista de convocados, Rui Jorge respondeu às perguntas dos jornalistas presentes na conferência de imprensa realizada na Cidade do Futebol.

A propósito da competição, o selecionador nacional sub-21 revelou que “o nosso estilo de jogo, a nossa segurança com bola, a criatividade, a inteligência no jogo pode permitir-nos disputar resultados e encontros contra qualquer equipa, a olhar de igual para igual. Vamos tentar que isso prevaleça contra equipas fisicamente mais fortes, com jogadores mais rápidos do que os nossos, vamos tentar através da nossa forma de jogar, a nossa qualidade técnica, tentar levar a melhor sobre os adversários, a Bélgica é uma equipa em contra-ataque bastante perigosa, Países Baixos assemelha-se ao nosso estilo de jogo, mas que é igualmente muito difícil de bater, mas temos de ter armas e vamos tentar pô-las em prática e ser melhor do que os outros”.

Questionado sobre a ambição de lutar pelo título, Rui Jorge referiu que “o foco da equipa das quinas deve estar em demonstrar a qualidade individual e coletiva e que o resto deverá ser consequência do processo. Procuramos, e desde que estou aqui digo com frequência, que nestas fases finais consigamos demonstrar a qualidade do nosso jogador, da nossa equipa, noutros países, a outros países, a outras pessoas e é o que vamos tentar. Temos o objetivo e, se o fizermos da maneira que por vezes conseguimos, estaremos próximos de conquistar alguma coisa. Se conseguirmos fazê-lo bem, estaremos mais próximo de conseguir um título que tanto desejamos. Mas isso não está acima do resto. Não conseguiremos atingi-lo se não partirmos desses pressupostos”.

O técnico revelou ainda as dificuldades em escolher uma lista reduzida de um leque alargado de jogadores, tendo afirmado que “é mais difícil, porque quando os jogadores estão connosco e não nos defraudam, é natural que neles próprios se crie uma sensação de poder estar também. Tivemos jogadores que vieram efetivamente porque mereceram, porque os queríamos ter mais próximos, e nesta altura, com certeza o sentimento deles será de alguma desilusão por não fazerem parte desta lista final. Claro que cada convocatória tem as suas particularidades, esta é uma convocatória para uma fase final, bastante diferente das convocatórias para jogos amigáveis. Mas sim, pelo facto de nos aproximarmos dos jogadores e percebermos que eles tudo fizeram para poderem estar neste último momento e não poderem estar, custa sempre, mas é a tarefa do treinador”.

A restante programação será disponibilizada oportunamente. Programa sujeito a alterações.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.