Terça-feira 23 de Maio de 3026

Portugal segurou segundo lugar na Golden League de Voleibol masculino

Voleibol-GoldenLeagueMasculino-18-06-2023

Federação Portuguesa Voleibol

A selecção ancional de seniores masculinos venceu, este domingo, a Roménia por 3-2 (27-25, 22-25, 25-16, 26-28 e 15-12), em jogo da 6ª e última jornada realizado na localidade romena de Brasov, assegurando o 2º lugar na Pool A da European Golden League (EGL).

A Turquia, que já tinha confirmado o 1º lugar na Pool A e que venceu (3-1) a Dinamarca, vai disputar, na cidade croata de Zadar, juntamente com as selecções da Ucrânia, Chéquia e Croácia a Final Four da European Golden League (EGL), agendada para os dias 24 e 25 deste mês de Junho.

Com 22 pontos, Alexandre Ferreira foi o melhor pontuador do jogo, seguido de Iulian Bala e Alexandru Rata, ambos com 19 pontos. Ver estatística AQUI

No final, o seleccionador nacional, João José, salientou que “este jogo tinha algumas questões difíceis de lidar como o facto de já não podermos ser primeiros e ser o último jogo, e a equipa já se encontrar desgastada fisicamente. Apesar de conscientes dessa situação, fomos capazes de levar para o jogo a determinação de querer vencer. A equipa mostrou estar focada no mesmo objectivo, pois tivemos de fazer algumas alterações ao longo do jogo e quem entrou respondeu de forma muito positiva”.

Adiantou que “a meu ver, esta competição é marcada por dois momentos: um, onde tínhamos que fechar o jogo da Turquia, em nossa casa, a nosso favor, e o outro o jogo na Dinamarca, com uma série de circunstâncias que nos impossibilitaram de disputar o jogo como gostaríamos. Não tivessem sido estes dois momentos, estaríamos agora na Final Four”.

Considerou ainda que “estamos satisfeitos de uma forma geral com a prestação do grupo, mas ainda temos muito que trabalhar e um longo caminho a percorrer se queremos atingir os objectivos desportivos a que nos propomos”.

Quanto ao Europeu, referiu que “é uma competição diferente, onde agora temos de avaliar e ajustar algumas situações que precisamos melhorar para estar melhor nesse momento.

Gostaria de aproveitar para deixar uma mensagem de boa sorte e continuação de bom trabalho à nossa selecção sénior feminina, que vai disputar no próximo fim-de-semana a subida à Golden League do próximo ano, e que bem merecem“.

Portugal, Turquia e Roménia voltarão a encontrar-se em Agosto/início de Setembro, na Pool D da fase final do Campeonato da Europa 2023 de Seniores Masculinos, localizada em Israel. No EuroVolley, a Dinamarca disputa a Pool C, na Macedónia do Norte.

A Golden League 2023 é uma competição disputada por algumas das principais selecções europeias e que dá acesso à denominada Liga das Nações de Voleibol (Volleyball Nations League – VNL).

Em 2022, a Selecção Nacional terminou na 2ª posição a participação na Pool A da European Golden League, atrás da Turquia e à frente da Eslováquia, adversário que os portugueses superaram, em Propad, em jogo da 4ª e última jornada da Pool A.

Portugal disputou pela primeira vez a VNL em 2019, após ter conseguido vencer a final da Volleyball Challenger Cup 2018, em Matosinhos.

Todos os jogos disputados em casa pela Selecção Nacional na EGL tiveram transmissão em directo na Sport TV.

© 3026 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.